Lula quer ritmo ‘muito acelerado’ nas ações do governo, diz Rui Costa

Lula quer ritmo ‘muito acelerado’ nas ações do governo, diz Rui Costa

Compartilhe

Em duas semanas, ministros devem apresentar políticas prioritárias de cada pasta, afirmou o chefe da Casa Civil, após a primeira reunião ministerial do novo governo.

Rede Brasil Atual – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a primeira reunião ministerial do novo governo, nesta sexta-feira (6), deixou claras as diretrizes, prioridades e estratégias estabelecidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o novo governo. Em coletiva após o encerramento da reunião, Costa afirmou que Lula determinou “ritmo muito acelerado” de “entregas” nas ações dos ministérios. Disse que ainda em janeiro, antes da sua primeira viagem internacional à Argentina, Lula pretende fazer duas viagens a estados para inaugurar programas, principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Habitação.

“É isso o que o presidente Lula fez. Foi colocar os seus convocados juntos, para definir as diretrizes, as prioridades, dizer qual é o ritmo. E ele quer um ritmo muito acelerado de entregas. Porque o povo está sofrendo, a fome não pode esperar. Tem muita gente sem casa para morar, problemas graves na saúde”, disse Costa.

Entre as prioridades, destacou Rui Costa, é o combate à fome, que deve incluir ações conjuntas de diversos ministérios. “A palavra mais utilizada nesta reunião foi transversalidade”, afirmou o ministro, detalhando que os esforços no combate à fome devem envolver os ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, e Agricultura, dentre outros, articulados num só programa a ser apresentado rapidamente.

Arrumando a casa

Costa relatou que Lula estabeleceu duas semanas para que os ministros planejem ações e programas que possam ser iniciados “imediatamente”. Ele comparou Lula a um “excelente técnico”, que primeiro leva seu time para o auditório, para definir as “táticas” a serem aplicadas no jogo, antes de levar o time para o campo.

Nesse sentido, ele disse que não houve “puxões de orelha” sobre eventuais desencontros nas falas dos ministros nessa primeira semana de governo. Segundo ele, o momento é de “arrumar a casa”.

Para os primeiros cem dias de governo, Rui Costa disse que a prioridade será a retomada de políticas públicas como o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo. E, ainda no primeiro semestre, entregar obras de creches e escolas que estão paralisadas.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: