Ministro de Energia afirma que tarifas altas nas contas de luz são responsabilidade de Paulo Guedes

Ministro de Energia afirma que tarifas altas nas contas de luz são responsabilidade de Paulo Guedes

Compartilhe

‘Muitos subsídios passaram a integrar a conta de energia no Brasil, sacrificando de forma muito vigorosa o consumidor que recebe a conta em casa’, disse Silveira.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou hoje que parte da responsabilidade sobre as altas tarifas na conta de luz é do ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes.

A declaração foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad para discutir alternativas capazes de baratear a conta de energia no país.

– Muitos subsídios passaram a integrar a conta de energia no Brasil, sacrificando de forma muito vigorosa o consumidor regulado, que é aquele consumidor que recebe a conta de energia em casa – afirmou Silveira.

– Muitos custos [são] advindos da irresponsabilidade do ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que contraiu empréstimos para poder, por exemplo, pagar a ‘conta Covid’ e poder pagar a conta de escassez hídrica em nome do consumidor de energia do Brasil – complementou.

Segundo o ministro de Minas e Energia, as medidas são “bombas de efeito retardado”, que agora cabe ao governo resolver.

Silveira explicou que, durante a reunião, foram apresentadas algumas sugestões para minimizar os impactos das tarifas para o consumidor. Uma delas é usar recursos dos leilões da Pré-Sal Petróleo (PPSA) para financiar o custo da energia.

– Outra alternativa é discutir a equalização entre mercado livre e mercado regulado para que a gente possa fazer justiça tarifária no país – destacou o ministro.

Outra proposta apresentada é que o montante para subsidiar as tarifas venha do Orçamento da União. O tema, no entanto, ainda vai ser discutido em outras oportunidades.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: