“Irmão” de Bolsonaro, Orbán sofre protestos por renúncia na Hungria

“Irmão” de Bolsonaro, Orbán sofre protestos por renúncia na Hungria

Compartilhe

 

Milhares de pessoas protestaram em Budapeste, perto do Parlamento da Hungria, na terça (26), exigindo a renúncia do primeiro-ministro Viktor Orbán, depois que um ex-membro do governo acusou um assessor sênior do premiê de tentar interferir em um caso de corrupção.

O protesto ocorre depois que um ex-aliado publicou áudios de conversas entre os conselheiros mais próximos de Orbán, sugerindo modificações em acusações na Justiça e no Ministério Público. As suspeitas apontam para uma suposta tentativa do governo de interferir na Justiça.

Foi na Embaixada da Hungria, em Brasília, que Bolsonaro ficou hospedado em fevereiro — após ser alvo de operação da PF. Orbán é considerado referência pelos bolsonaristas, pela forma pela qual passou a controlar o Judiciário, Parlamento, imprensa e o cerco à sociedade civil.

Ainda no poder, Bolsonaro chamou o húngaro de seu “irmão” e, apesar do papel insignificante da Hungria no cenário internacional, Brasília colocou Budapeste na rota de ministros do antigo governo brasileiro.

A polêmica é só mais uma de várias que têm abalado o controle do líder de extrema-direta no país da Europa Central. Anteriormente, houve uma debandada de ministros do governo após Orbán conceder perdão a um homem preso por encobrir abusos sexuais cometidos contra criança de um orfanato estatal.

Líder do partido conservador Fidesz, Órban está no poder desde 2010 e seu governo é considerado autocrático. Em 2022, recebeu Bolsonaro na Hungria.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: