Em Nova York, Petrobras anuncia plano bilionário em expansão de energia renovável

Em Nova York, Petrobras anuncia plano bilionário em expansão de energia renovável

Compartilhe

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, comunicou a investidores internacionais que a empresa avançará cautelosamente na transição para a geração de energia renovável.

Durante um evento em Nova York, a Petrobras revelou planos de expandir seus projetos de energia eólica e solar em terra para 5 gigawatts (GW) até 2028.

Prates enfatizou que a empresa não abandonará repentinamente a produção de petróleo, mas se transformará gradualmente, investindo em ativos rentáveis e sinérgicos com suas operações existentes.

“Somos uma empresa de petróleo em transição. Estamos transformando a Petrobras de forma gradual, investindo em novas energias, sem abrir mão, de uma hora para outra, da produção de petróleo”, afirmou o executivo da petrolífera.

“Independente dos segmentos nos quais atuaremos, é importante ressaltar que investiremos em ativos rentáveis e em áreas que possuem sinergias com as atividades que a companhia já desenvolve, aproveitando todo o conhecimento técnico que a Petrobras já tem. Não daremos nenhum salto no escuro”, completou.

A empresa planeja investir US$ 102 bilhões nos próximos cinco anos, representando o maior plano de investimento de uma empresa brasileira até o momento.

Em relação ao segmento de petróleo, Joelson Mendes, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, destacou que a demanda global por petróleo continuará alta nas próximas décadas.

Projeções da Agência Internacional de Energia sugerem que o Brasil pode suprir cerca de 5% da produção mundial.

Mendes ressaltou que, com a transição energética, haverá uma demanda maior por petróleos com menor impacto de carbono, uma área onde a Petrobras possui vantagem competitiva.

“O segmento de E&P da Petrobras tem boas perspectivas nos próximos anos. A curva de produção total alcançará 3,2 milhões de barris equivalentes de óleo e gás por dia em 2028. Com a transição energética, o mercado deve priorizar petróleos com menor pegada de carbono. A Petrobras possui um diferencial competitivo, pois seus petróleos estão entre os mais descarbonizados do mundo”, destacou.

Novas tecnologias estão sendo adotadas para melhorar a eficiência e gerar mais valor. O plano inclui a perfuração de mais de 350 poços marítimos, a instalação de mais de 8.000 quilômetros de dutos e a operação de 14 FPSOs, dos quais 10 já estão contratados.

Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados, também apresentaram iniciativas voltadas para pesquisa e desenvolvimento e produtos de baixo carbono.

A Petrobras pretende investir US$ 3,6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento até 2028, e já possui iniciativas de mercado para produtos de baixo carbono, como Gasolina Podium carbono neutro, Asfaltos CAP Pro e Diesel R5.

O posicionamento da Petrobras, conforme destacado por Schlosser, é focado tanto em atender a demanda por energia fóssil quanto em oferecer produtos para o mercado de baixo carbono.

*Estadão

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: