Argentina: Milei assina decreto para privatizar estatais, afrouxar direitos trabalhistas e desregulamentar economia

Argentina: Milei assina decreto para privatizar estatais, afrouxar direitos trabalhistas e desregulamentar economia

Compartilhe

População reagiu com panelaço e críticas ao discurso do líder de extrema direita na noite desta quarta-feira. Confira lista com 30 medidas anunciadas.

O presidente de extrema direita da Argentina, Javier Milei, anunciou hoje, por meio de uma transmissão nacional, um conjunto de 30 medidas ultraneoliberais que visam desregular a economia, privatizar estatais e flexibilizar direitos trabalhistas. O Decreto de Necesidad y Urgencia (DNU) contendo as medidas será publicado nas próximas horas no Boletín Oficial, informa o portal infobae.

“Este é apenas o primeiro passo. Nos próximos dias, convocaremos sessões extraordinárias no Congresso Nacional e enviaremos um pacote de leis, solicitando ao Congresso a colaboração para avançar neste processo de mudança que a sociedade escolheu em um contexto de crise que exige ação imediata”, declarou o ultradireitista.

Dentre as medidas mais impactantes, destaca-se a derrogação de diversas leis que protegiam os interesses dos cidadãos e regulamentavam setores cruciais da economia. A revogação da Lei de Alquileres, por exemplo, suscita preocupações sobre a vulnerabilidade dos inquilinos diante do mercado imobiliário. O afrouxamento da Lei de Abastecimento também levanta questionamentos sobre a proteção do consumidor e a possível exploração desenfreada.

A decisão de privatizar empresas estatais, incluindo a Aerolíneas Argentinas, e transformá-las em sociedades anônimas representa uma mudança significativa na estrutura econômica do país. Especialistas alertam para os riscos associados à perda de controle sobre setores estratégicos, que podem resultar em prejuízos para a soberania nacional.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: