‘Nós não podemos deixar terroristas como Hamas e tiranos como Putin vencerem’, diz Biden em discurso

‘Nós não podemos deixar terroristas como Hamas e tiranos como Putin vencerem’, diz Biden em discurso

Compartilhe

Presidente americano falou à nação nesta quinta-feira em busca de apoio para aprovação de pacote bilionário com foco na ajuda a Israel e à Ucrânia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um discurso à nação nesta quinta-feira em busca do apoio da opinião pública para o financiamento americano a Israel, Ucrânia e Taiwan, além da injeção de mais recursos na fronteira do país com o México. O apelo foi feito às vésperas da Casa Branca solicitar cerca de US$ 100 bilhões (R$ 506 bilhões), segundo informações da imprensa local, ao Congresso. Mais detalhes sobre o projeto serão dadas amanhã. Na mensagem, o democrata destacou o papel do país enquanto liderança global e comparou o Hamas ao presidente russo Vladimir Putin, diz O Globo.

— A liderança dos EUA é o que mantém o mundo unido — disse Biden. — Nós não podemos deixar terroristas como Hamas e tiranos como Putin venceram.

— Hamas e Putin são diferentes, mas têm isso em comum: ambos querem aniquilar democracias vizinhas — disse Biden.
Em uma transmissão no horário nobre diretamente do Salão Oval, o presidente americano argumentou que “as decisões que nós tomamos hoje vai determinar o futuro das próximas décadas”, afirmando que o apoio dos EUA a aliados é uma questão de segurança nacional. Enquanto Israel simboliza a histórica narrativa americana de combate ao terrorismo, a Ucrânia representa a barreira contra o expansionismo russo herdada da Guerra Fria e Taiwan canaliza o “bastião democrático” contra a China na Ásia — este último, no entanto, não foi mencionado no discurso.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: