O frio não impediu a 22a Parada Gay em São Paulo.
Por Kalinda Barbosa.
Neste domingo, 3 de Junho, nem mesmo o friozinho e alguns pingos de chuva impediu que a 22a Parada LGTBI fosse, mais uma vez, uma grandiosa festa! Estima-se, aproximadamente, que 2 milhões de pessoas marcaram presença desde às 10 horas, na Avenida Paulista, numa manhã tipicamente paulistana.
Este ano a festa, apesar de tranquila e super colorida, muitos capricharam nas fantasias e nos recados aos políticos: “Menos Bolsonaro, Mais Beyoncé.” Ficou muito evidente para todos qual era o tema desta 22a Parada Gay em São Paulo: “Poder para LGBTI + Nosso voto, Nossa voz”.
A festa tinha não só como objetivo principal de conscientização dos direitos LGBTI, mas falar abertamente ao público, a respeito de quanto poder cada um tem na hora de decidir quais serão os representantes do nosso país com mensagns do tipo: “seu voto, seu poder de decisão nas suas mãos!” bem como também falou da importância da inclusão social. Já no Baixo Augusta podíamos notar que muitos cadeirantes também marcaram presença.
A festa contou com 18 carros de trio elétrico e muita música eletrônica.
Na abertura, Bruno Covas foi recebido as vaias e a festa também contou com a presença da viúva da Deputada Marielle Franco (PSOL-RJ) assassinada no início deste ano, Monica Tereza Benício, que lembrou da atuação de Marielle como mulher negra que veio da favela e lésbica.
Dentre muitas palmas e vaias para atrações convidadas e políticos que subiam e desciam nos trios elétricos, o clima era de muita alegria. Podemos dizer que atualmente a parada gay é a segunda festa mais importante no Brasil e no mundo depois do Carnaval.
Mesmo com a presença dos policiais nas localidades, presenciamos furtos de celulares já próximo do Baixo Augusta, pelo qual um participante reclamou :”Poxa! Uma Mona, ali, tentou me agarrar e levou meu celular!”
A prefeitura disponibilizou muitos banheiros químicos e cestos de lixos, mas isso não impediu que os foliões urinassem nos postes e que garrafas fossem jogadas e quebradas nas ruas.
O show de encerramento da festa estava marcado para às 19 horas no Vale do Anhangabaú com Fiakra, Jade Beraldo etc. Mas contou com a presença de Pablo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita, dentre outros.
Compartilhe essa publicação.
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)