Mais países pedem investigação sobre tragédia em Gaza

Mais países pedem investigação sobre tragédia em Gaza

Compartilhe

Mais de 100 pessoas foram mortas enquanto esperavam por comida no território palestino.

Pelo menos 115 pessoas morreram e outras 760 ficaram feridas depois que as forças israelenses abriram fogo enquanto civis palestinos esperavam por comida na quinta-feira, de acordo com o Dr. Ashraf al-Qidra, porta-voz do ministério da saúde palestino em Gaza, controlado pelo Hamas.

É uma das tragédias mais mortíferas em Gaza desde que a guerra de Israel contra os militantes do grupo começou, em 7 de outubro.

Há agora cada vez mais pedidos para uma investigação independente sobre o caso. As Nações Unidas afirmaram que é necessária uma investigação independente para estabelecer os fatos, e países como a França e a Alemanha apoiaram esse pedido.

O que aconteceu
Um comboio de pelo menos 18 caminhões chegou ao norte de Gaza na manhã de quinta-feira (29), enviado por vários países da região. Civis palestinos se reuniram em torno dos veículos de ajuda recém-chegados na esperança de conseguir comida, e as forças israelenses logo começaram a atirar, disseram testemunhas. Os caminhões de ajuda tentaram sair da área, atropelando acidentalmente outros e causando mais mortes e feridos, disseram testemunhas à CNN.

Os militares israelenses fizeram um relato diferente das circunstâncias. Em uma atualização na quinta-feira, eles disseram que os tanques israelenses dispararam tiros de advertência para dispersar a multidão em torno do comboio de ajuda, depois de verem que as pessoas estavam sendo pisoteadas.

Pedidos de investigação
Na sexta-feira (1), a Casa Branca disse que os EUA pediram a Israel que investigasse a tragédia. A Alemanha também exigiu a Israel uma “investigação exaustiva” sobre as mortes.

A França disse que apoiaria o pedido das Nações Unidas para uma investigação independente. O ministro francês dos Negócios Estrangeiros classificou os acontecimentos em Gaza como “indefensáveis”.

O que o caso pode significar para a guerra
As mortes acontecem em um momento crítico para o conflito, colocando em risco as negociações entre Israel e o Hamas sobre um acordo para um cessar-fogo temporário e a permissão da entrada de ajuda humanitária em Gaza.

O membro sênior do Hamas, Izzat Al-Risheq, alertou que a morte de pessoas que buscavam ajuda em caminhões em Gaza poderia levar ao fracasso das negociações em andamento.

Autoridades dos EUA disseram na sexta-feira que não há indicações de que as discussões tenham sido significativamente prejudicadas – mas muito depende de uma resposta esperada do Hamas ao que foi discutido em Paris e Doha na semana passada entre os outros países envolvidos: Catar, Egito, Israel e os Estados Unidos.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: