Vídeo: Manifestação contra Netanyahu em Israel pede antecipação de eleições e acordo com o Hamas

Vídeo: Manifestação contra Netanyahu em Israel pede antecipação de eleições e acordo com o Hamas

Compartilhe

Milhares de pessoas foram às ruas no centro de Tel Aviv, em Israel, neste sábado (20) contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Os manifestantes pediam a antecipação das eleições e também o retorno dos reféns que seguem na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro.

Com placas chamando Netanyahu de “a face do mal” e exigindo “eleições agora”, Israel registrou uma grande manifestação também em Haifa, no litoral do país. As pressões contra o primeiro-ministro cresceram após a divulgação de mais duas mortes de pessoas mantidas reféns pelo Hamas desde o dia 7 de outubro.

Avi Lulu Shamriz, pai de Alon Shamriz, um refém morto por engano pelas tropas israelenses no início da guerra, declarou à AFP em Tel Aviv que o gabinete de guerra de Netanyahu está a caminho de um desastre. “Do jeito que estamos indo, todos os reféns vão morrer. Não é tarde demais para libertá-los”, afirmou.

Já o porta-voz militar Daniel Hagari revelou que as tropas israelenses encontraram um túnel em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, onde estavam cerca de 20 reféns, entre eles uma criança de cinco anos. “Encontramos evidências indicando a presença de reféns”, declarou.

Essa mesma parcela foi às ruas para pedir ao gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que chegue a um acordo com o Hamas que garanta a libertação dos reféns.

Manifestações massivas ocorreram não muito longe do complexo governamental em Tel Aviv, fora da residência presidencial em Jerusalém e da residência do primeiro-ministro na cidade costeira de Cesareia, informou um correspondente da Sputnik.

A escalada da guerra contra o Hamas, que já deixou mais de 24 mil palestinos mortos só na Faixa de Gaza, tem gerado cada vez mais críticas por políticos rivais de Netanyahu.

https://twitter.com/i/status/1748795558528188862

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: