Futura chanceler da Argentina faz viagem secreta ao Brasil e se reúne com Mauro Vieira

Futura chanceler da Argentina faz viagem secreta ao Brasil e se reúne com Mauro Vieira

Compartilhe

O encontro só foi divulgado depois da presença de Diana Mondino em Brasília. Futura ministra havia dito que o governo argentino pararia de interagir com o Brasil.

A futura chanceler argentina, Diana Mondino, desembarcou neste domingo em Brasília para se encontrar com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. A economista foi escolhida pelo presidente eleito do país, Javier Milei, para comandar o Ministério das Relações Exteriores a partir de sua posse, em 10 de dezembro.

A primeira viagem internacional de Mondino foi preparada em segredo nos últimos dias, com o objetivo principal de aparar arestas entre o governo Lula e o governo eleito da Argentina, e evitar um retrocesso na relação bilateral a partir da mudança de governo no país vizinho, informa Janaína Figueiredo, no jornal O Globo.

Dois dos principais articuladores da viagem foram o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, que estiveram presentes no encontro. Poucas pessoas souberam com antecipação que Mondino iria a Brasília, em meio a esforços diplomáticos e de colaboradores de Milei para que, além de conseguir uma primeira aproximação entre os dois governos, Lula possa reavaliar sua intenção de não presenciar a posse do presidente eleito da Argentina.

O governo brasileiro cogita não enviar nem o chanceler Mauro Vieira à posse, dependendo do tratamento que for dado a Bolsonaro, que Milei convidou para a posse.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: