Número de brasileiros e familiares que desejam sair de Gaza para o Brasil chega a 50, mas prioridade é dos primeiros autorizados

Número de brasileiros e familiares que desejam sair de Gaza para o Brasil chega a 50, mas prioridade é dos primeiros autorizados

Compartilhe

O Itamaraty elabora uma nova lista de brasileiros e familiares a serem repatriados da Faixa de Gaza e trazidos ao Brasil. O Metrópoles apurou que o atual número de pessoas está entre 40 e 50 nomes.

A segunda lista complementa o grupo de 34 brasileiros que demonstraram interesse logo que o conflito entre Israel e o Hamas aumentou em Gaza.

O primeiro grupo recebeu autorização para deixar a Faixa de Gaza, mas a passagem não ocorreu, até o momento, em razão do fechamento da fronteira nesta sexta-feira (10).

Ao Metrópoles o Itamaraty informou que o foco atual está na repatriação do grupo com 34 pessoas e que o envio de uma lista complementar dependeria de novas negociações. Diante do fechamento da passagem de Rafah, nesta sexta-feira, os brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza devem fazer nova tentativa de cruzar a fronteira neste sábado.

Apesar de os nomes de 34 brasileiros e familiares próximos constarem na lista inicial, a passagem não ocorreu devido a um impasse com a retirada de feridos do território palestino.

A retirada do grupo a ser repatriado pelo Brasil, porém, depende da reabertura da fronteira pelo Egito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou mais cedo que a situação na Faixa de Gaza impede afirmar com precisão a data da saída dos brasileiros.

O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, destacou, no entanto, que toda a diplomacia local está mobilizada para a repatriação dos estrangeiros em Gaza. “Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos de novo para lá. Do lado egípcio, nossa embaixada no Cairo também está com tudo pronto”, assegurou.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: