Ela ficou congelada por 6h e voltou à vida: ‘Como se desligassem as luzes’

Ela ficou congelada por 6h e voltou à vida: ‘Como se desligassem as luzes’

Compartilhe

Nos filmes de ficção científica é muito comum ver pessoas que optam por ficarem congeladas para, anos depois, voltarem à vida. Essa é uma técnica em estudo pelos cientistas. No entanto, há uma história que é real: a de Jean Hilliard, dos Estados Unidos.

Jean contou a história dela em um programa de TV exibido no canal Fox 9, dos Estados Unidos.

Ela disse que em 1980 ficou cerca de seis horas congelada, mas conseguiu sobreviver.

Jean narrou que voltava de uma social com os amigos, em Minnesota, de carro, durante a madrugada. Na época, nevava muito e ela perdeu o controle do veículo e saiu da pista.

Sem condições de continuar no carro, ela começou a caminhar até a casa de Wally Nelson, que morava a alguns quilômetros de distância, diz o Uol.

Depois de andar a pé por cerca de uma hora, ela escorregou e caiu na neve. Por causa da queda, ela desmaiou e o corpo dela começou a congelar.

Na época fazia cerca de -22ºC na região. Seis horas depois, durante a manhã, Nelson encontrou o corpo de Jean e logo a levou para o hospital.

“É como se alguém desligasse as luzes”
Na entrevista para o Fox 9, Jean Hilliard contou que a sensação de ficar congelada é como “se alguém desligasse as luzes e eu simplesmente dormi”.

Wally Nelson, que encontrou a amiga, disse que Jean estava “congelada igual a um pedaço de carne”. Tanto que os médicos nem precisaram de maca para levá-la para o quarto do hospital..

Em entrevista ao jornal The New York Times, o médico George Sutter, que atendeu Jean, disse que o corpo da mulher “estava frio e completamente sólido, como um pedaço de carne recém-tirado do freezer”. Os médicos buscaram aquecer o corpo dela, até que, algumas horas depois, Jean acordou e começou a conversar.

Segundo o The New York Times, esse é o único caso conhecido de uma pessoa que voltou à vida após ficar congelada. Durante a recuperação no hospital, Jean ficou internada sete semanas, sendo monitorada. Neste período, fez atividades para reaprender a andar.

Atualmente, Jean tem 62 anos e uma vida normal, sem nenhuma sequela do período em que ficou congelada.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: