Fascismo não desapareceu na Argentina, estava escondido, avalia Nobel da Paz

Fascismo não desapareceu na Argentina, estava escondido, avalia Nobel da Paz

Compartilhe

Adolfo Pérez Esquivel analisa o cenário no país e o fenômeno Milei, que tem seduzido jovens e setores empobrecidos.

“Como chegamos até aqui”? Essa é a pergunta presente direta ou indiretamente nos jornais, nos programas informativos, nos debates televisivos. Essa é a resposta que se busca nas conversas em bares, nas ruas e na sociedade argentina em geral.

Como um país com tradição na defesa dos direitos humanos, que puniu militares que cometeram crimes na ditadura militar e que tem um amplo trabalho de recuperação da memória e da verdade histórica pode ter como seu principal candidato à presidência um fascista, que nega, inclusive, a quantidade de vítimas da ditadura argentina?

É o que buscamos compreender em conversa com o ativista argentino, ganhador do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel. Para ele, esse cenário ocorre agora porque “os fascistas que causaram todo esse estrago não desapareceram, apenas estavam escondidos e agora voltaram à superfície”.

O “estrago” a que se refere Esquivel foi provocado pela ditadura argentina, que deixou mais de 30 mil desaparecidos, sequestrou cerca de 500 bebês, desindustrializou o país e avançou rumo à neoliberalização do Estado.

Quanto à pergunta central desses dias, Esquivel considera que a Argentina tem essa conjuntura devido à “falta de políticas claras no campo da memória, que apesar de existirem, não dão conta de deter propostas que hoje estão muito nebulosas”.

Nesse sentido, destaca que os políticos “se concentraram muito em políticas de conjuntura e não de médio e longo prazo”, que são estruturais para sabermos para onde estamos indo.

Os cidadãos e cidadãs não têm claro qual a direção a ser tomada, “para onde se está indo”. Para elucidar a questão, recorda de um ditado que diz: “se você não sabe para onde está indo, volte para saber de onde veio”

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: