Campos Neto: mercado tem “errado bastante” suas projeções para o PIB

Campos Neto: mercado tem “errado bastante” suas projeções para o PIB

Compartilhe

Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, reformas aprovadas nos últimos anos podem estar sendo determinantes para desempenho do PIB.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (2/10) que o mercado financeiro tem “errado bastante” as suas estimativas sobre o desempenho da economia brasileira, segundo o Metrópoles.

O chefe da autoridade monetária participou de um evento promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), em São Paulo.

“Em termos de atividade econômica, o Brasil vem fazendo o que chamamos de pouso suave. Vemos que os analistas erraram muito com o crescimento econômico”, disse Campos Neto.

Um pouso suave, na economia, é uma desaceleração cíclica no crescimento capaz de evitar uma recessão. A expressão se tornou popular em Wall Street durante o mandato de Alan Greenspan à frente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), nos anos 1990.

“A gente começou este ano com expectativas entre 0,5% e 0,7% e estamos indo para 3%. O mercado tem errado bastante as projeções de crescimento, sempre para baixo”, observou o presidente do BC.

Para Campos Neto, as reformas aprovadas nos últimos anos no país, em especial a trabalhista, a da Previdência e a tributária, podem estar sendo determinantes para esses resultados.

“Talvez fosse o caso de estudar se essas reformas feitas nos últimos anos podem estar sendo responsáveis por um crescimento estrutural mais alto”, disse Campos Neto.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: