“Lula é recordista na nomeação de negras para tribunais superiores”, diz coordenador do Prerrogativas

“Lula é recordista na nomeação de negras para tribunais superiores”, diz coordenador do Prerrogativas

Compartilhe

Coordenador do Prerrô falou na Live da Tarde

Fundador e coordenador do grupo Prerrogativas, que lutou pela liberdade do presidente Lula de sua prisão injusta, Marco Aurélio de Carvalho, concedeu entrevista à Live da Tarde do DCM no YouTube. MAC comentou sobre especulações do seu nome para assumir o Ministério da Justiça.

O jurista falou também sobre o trabalho do ministro Flávio Dino na pasta e a possibilidade dele ir para o Supremo Tribunal Federal (STF), assim como outros nomes. Defendeu também a indicação do atual advogado-geral da União, o advogado Jorge Messias.

Lula é recordista na nomeação de negras para tribunais superiores”
Tenho defendido, de forma clara, e sei que isso é uma posição complexa e difícil de sustentar, uma posição contramajoritária no nosso campo político [de esquerda]. O presidente Lula já é o recordista em indicar mulheres, brancas e negras, e homens negros para o nosso sistema de Justiça.

Foi o presidente que nomeou a primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral, a nossa querida colega Edilene Lôbo. Foi Lula também que nomeou uma mulher negra para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Foi ele que recomendou duas mulheres nas regionais estaduais de dois locais, Rio de Janeiro e São Paulo, com minhas amigas Tatiana e Dani Galvão.

Também foi Lula que nomeou a primeira negra para a Comissão de Ética Pública, a minha colega Marcelise de Azevedo, do Prerrogativas e da ABJD. Foi ele também que nomeou, ao lado da presidenta Dilma, as duas mulheres que integram a Suprema Corte, respectivamente as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. Foi ele quem nomeou a primeira procuradora na história na chefia do TCU.

Foi Lula que nomeou a imensa maioria das desembargadoras dos tribunais regionais federais. Da primeira região, da terceira região e de outras regiões do país.

Foi ele que, junto dos militantes do Partido dos Trabalhadores, conseguiu eleger, ao lado de todos nós, a primeira mulher a presidir o nosso país.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: