Canetada de Bolsonaro dificulta rastreamento de explosivo que seria usado em atentado no DF

Canetada de Bolsonaro dificulta rastreamento de explosivo que seria usado em atentado no DF

Compartilhe

Presidente derrubou em 2020 portarias que visavam aperfeiçoar o monitoramento e controle de armas, munições e explosivos.

De acordo com Malu Gaspar, O Globo, identificação da origem dos explosivos utilizados pelo empresário bolsonarista George Washington Sousa, preso no último sábado por planejar um atentado em Brasília, poderá ser dificultada graças à revogação assinada em abril de 2020 por Jair Bolsonaro, de duas portarias que tornavam o rastreamento de armas, munições e explosivos mais rígido.

As investigações da Polícia Civil do Distrito Federal indicam que o material apreendido na capital federal é semelhante a explosivos utilizados em pedreiras, um dos produtos controlados e monitorados pelo Exército.

Por lei, a dinamite só pode ser usada em pedreiras, mineradoras, desmontes de rochas e demolições industriais. Em tese, todas essas instalações são monitoradas pelos militares, inclusive por vídeo.

Em depoimento à polícia, Sousa disse que as dinamites foram levadas do Pará, seu estado natal, a Brasília, por um homem não identificado, supostamente pelo valor de R$ 600.

Cabe ao Exército identificar a origem do material e os responsáveis pelo desvio, mas isso deverá levar semanas, segundo declarou ao portal UOL o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido.

Para fontes ouvidas pela equipe do blog, o “revogaço” de Bolsonaro, ocorrido em abril de 2020, teve implicações diretas nessa demora.

Na ocasião, com as atenções voltadas para o combate à Covid-19, o presidente derrubou medidas recém estabelecidas pelo Comando de Logístico do Exército que buscavam reforçar a fiscalização e o monitoramento dos chamados produtos controlados.

Assim, perderam efeito medidas que aperfeiçoariam a marcação e identificação de itens e embalagens dos produtos, o que tornaria o rastreamento mais eficaz. Além disso, essas informações poderiam ser acessadas por divisões do Exército em todo o país através do Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército (SisNaR), o que também facilitaria a fiscalização.

O revogaço de Bolsonaro foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2021, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Mas o intervalo de 17 meses entre a canetada do presidente e a sua suspensão pelo STF atrasou as melhorias, que só começaram a ser implementadas em março deste ano. Em outras palavras, foram dois anos a menos no processo de marcação mais eficaz de explosivos, armas e munições para ampliar sua rastreabilidade.

“Esta revogação impediu melhorias que iriam prevenir desvios e ajudar a polícia a rastrear itens apreendidos, como é o caso dos explosivos em Brasília. Se a portaria estivesse em vigor desde abril de 2020, seria mais fácil saber quem fabricou, quem comprou e quem transportou”, afirmou Bruno Langeani, gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, à equipe da coluna.

Nós questionamos o Exército sobre a apuração da origem da dinamite que seria usada para explodir um caminhão nos arredores do Aeroporto de Brasília, mas não recebemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Outro impacto indireto na fiscalização de explosivos foi a ampliação sem precedentes do acesso a armas no Brasil através de dezenas de decretos nos últimos quatro anos, que multiplicaram o número de concessões de registros de colecionador, atirador desportivo e caçador (CACs), bem como o número de clubes de tiro e lojas que comercializam armamentos.

Como o monitoramento de armas e munições, que também são produtos controlados, é feito pela mesma área que deveria acompanhar explosivos – a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados e suas divisões regionais —, o trabalho também fica mais lento, porque a área está sobrecarregada.

“O número de CPFs e CNPJs a serem fiscalizados pelo Exército aumentou muito. Como se trata do mesmo departamento e o mesmo sistema, sobra menos gente para fiscalizar fábricas de explosivos, pedreiras e áreas de construção. A fiscalização, que já era falha, piorou”, avalia Langeani.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: