Moraes dá 48 horas para que Ministério da Defesa apresente documentos sobre eventual auditoria nas urnas

Moraes dá 48 horas para que Ministério da Defesa apresente documentos sobre eventual auditoria nas urnas

Compartilhe

Pedido foi formulado pela Rede Sustentabilidade.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou que o Ministério da Defesa apresente em 48 horas os documentos referentes à eventual auditoria das urnas realizada pelas Forças Armadas. O pedido foi formulado pela Rede Sustentabilidade.

O ministro também determinou que o Ministério da Defesa informe com a fonte do recurso empregado para a realização da auditoria.

Antes das eleições e ao longo do ano, as Forças Armadas insistiram para participar ativamente do processo de fiscalização das urnas eletrônicas. Um dos trabalhos avaliou uma amostra de ao menos 385 boletins de urna. O resultado ainda não foi tornado público.

Segundo a colunista Malu Gaspar, o relatório aponta que fraudes não foram encontradas e o resultado foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, que não autorizou a divulgação dos resultados.

Outro trabalho que as Forças Armadas insistiram em fazer e o TSE permitiu foi a realização de mais uma etapa de testes de integridade. No dia da eleição, cerca de 2.050 voluntários participaram do projeto-piloto com uso da biometria em 58 urnas no país.

Segundo Moraes, as urnas eletrônicas tiveram “100% de aprovação” nos teste de integridade e biometria.

Antes do TSE, o Tribunal de Contas da União (TCU) também cobrou o relatório do Ministério da Defesa. Na última semana, o presidente em exercício do órgão deu 15 dias para que a pasta apresente as informações.

Pedido da Rede

O pedido original da Rede Sustentabilidade tinha como alvo uma afirmação do presidente Jair Bolsonaro de maio em que ele insinuava que queria contratar uma auditoria privada para fiscalizar o processo eleitoral.

O partido então argumentou que o presidente recorrente atacava o sistema eleitoral também com a finalidade de instigar as Forças Armadas para a “indevida função de Poder Moderador”. O pedido era que Bolsonaro fosse impedido de contratar uma auditoria ou, se fosse autorizado, que fossem estabelecidas regras.

O ministro então avaliou que o pedido estava prejudicado por conta do processo eleitoral em curso, mas “as notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas” pareciam satisfazer a vontade do presidente.

“Por outro lado, as notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”, disse o ministro na decisão.

*Com O Globo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: