EUA informaram Lula que reconhecerão sua vitória rapidamente, diz agência Reuters

EUA informaram Lula que reconhecerão sua vitória rapidamente, diz agência Reuters

Compartilhe

Diplomatas norte-americanos disseram ao círculo próximo do ex-presidente que, em caso de vitória sua sobre Bolsonaro, Washington o parabenizará imediatamente. Atitude enfraquece ainda mais qualquer movimento por golpe.

O corpo diplomático dos EUA já informou ao ex-presidente Lula (PT) que, em caso de uma vitória sua sobre Jair Bolsonaro (PL), seja em primeiro ou segundo turnos, a Casa Branca irá parabenizá-lo e reconhecer seu triunfo imediatamente, como forma de evitar qualquer movimentação golpista do atual mandatário. A informação é da prestigiada agência Reuters.

A Reuters reporta que entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA, órgão equivalente ao nosso Ministério de Relações Exteriores, para que a pasta se posicionasse sobre a informação, mas até o momento não recebeu retorno.

Na última quarta-feira (21), o candidato petista se reuniu o encarregado de negócios Douglas Knoff, que atualmente responde pela embaixada norte-americana em Brasília, já que a unidade está sem embaixador formal. Na ocasião, Lula recebeu a informação de que Washington reconhecerá prontamente o vencedor do pleito, independentemente do resultado, assim que o TSE anunciá-lo oficialmente.

No mesmo sentido, o ex-chanceler Celso Amorim, que atua como conselheiro internacional de Lula, ouviu as mesmas garantias de embaixadores de vários países da América Latina e Caribe, visando desarticular qualquer tentativa por parte de Bolsonaro e de seus radicais de perturbarem a ordem institucional no país.

*Com Forum

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: