Vereador ensina a fraudar aplicativo e abre crise nas prévias do PSDB

Vereador ensina a fraudar aplicativo e abre crise nas prévias do PSDB

Compartilhe

A crise que ameaçou as prévias do PSDB no domingo foi deflagrada por um vereador de Tapiratiba, município de 12 mil habitantes no interior de São Paulo, informa Bernardo Mello Franco, em O Globo.

Edson Aparecido Moraes, conhecido como vereador Cabelinho, gravou um vídeo em que ensina a fraudar o aplicativo que definirá o candidato do partido à Presidência. Abaixo o link do vídeo.

A gravação viralizou entre dirigentes tucanos e levou aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a pedirem a suspensão das prévias.

“Eu sou o vereador Cabelinho e descobri uma coisa que não pode acontecer no aplicativo de votação do PSDB, que eu acho muito possível de ter uma fraude. Eu vou mostrar para vocês como pode ser burlado o sistema. O sistema é falho”, diz o vereador.

Em seguida, ele mostra uma relação de filiados e tenta se inscrever para votar nas prévias com o título de Nair Aparecida Belchior. O aplicativo aceita a inscrição, mesmo com a foto e o documento do próprio vereador.

Este vídeo viralizou 15 minutos antes da reunião. A reação geral foi achar que o aplicativo é uma porcaria, não vale nada — conta o ex-deputado Marcus Pestana, coordenador das prévias.

Mas o sistema é plenamente auditável, tudo vai ser esclarecido — acrescenta.

Na noite de domingo, os pré-candidatos João Doria e Arthur Virgílio afirmaram que a proposta de adiar as prévias era “imoral e inaceitável”. Sob pressão, o comitê de Leite foi obrigado a desistir da ideia.

De acordo com Pestana, a votação está mantida e será realizada no domingo, como estava planejado.

Assista ao vídeo aqui

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: