Bolsonaro pode indicar ao STF ministro que pediu investigação de juiz do caso Queiroz

Bolsonaro pode indicar ao STF ministro que pediu investigação de juiz do caso Queiroz

Compartilhe

Publicado originalmente no site Brasil de Fato

POR IGOR CARVALHO E DANIEL GIOVANAZ

Em 10 de agosto de 2020, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, na posição de corregedor nacional de Justiça, pediu a investigação da conduta disciplinar do juiz Flávio Itabaiana, que era responsável pelo caso das “rachadinhas” comandadas por Fabrício Queiroz no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que era deputado estadual na época.

Agora, o nome de Martins é apontado como um dos favoritos para ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello, que deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de julho deste ano. Ele concorre com o advogado-geral da União, André Mendonça.

Ambos são evangélicos e atenderiam uma reivindicação antiga da bancada da bíblia e promessa de campanha de Jair Bolsonaro (sem partido).

A revelação dos dois nomes foi feita por Flávio Bolsonaro, em entrevista publicada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (23).

“Meu candidato é o que o presidente Jair Bolsonaro mandar. Os nomes avaliados hoje pelo presidente são o do André Mendonça e o do Humberto Martins. Os dois são capacitados, evangélicos, como quer meu pai, e seriam boas escolhas para o Supremo Tribunal Federal”, afirmou o senador.

No dia 27 de agosto de 2020, duas semanas após pedir investigação de Itabaiana, Martins assumiu a presidência do STJ para o biênio 2020-2022.

É o auge de uma carreira que começou em 1979, após o magistrado se formar em Direito na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ainda em 1979, foi trabalhar no Ministério Público Federal do estado, onde ficou até 1982. Martins alternou a advocacia com a docência até 1998, quando assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, .

Em 2002, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça alagoano e ganhou visibilidade no judiciário. Em 2006, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o nomeou para o STJ.

O nome do petista volta a aparecer na biografia de Martins em 30 de janeiro de 2018, quando o ministro do STJ negou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente, para evitar sua prisão após o julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Pouco mais de dois meses depois, em 7 de abril, Lula foi preso, no âmbito da Lava Jato, e levado para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, onde permaneceu por 580 dias.

O filho

A Lava Jato também esteve no encalço do juiz. Em janeiro de 2019, a delação de Leo Pinheiro, sócio da construtora OAS, se tornou pública.

Nela, o empresário afirmava que teria pago R$ 1 milhão a Martins em troca de ajuda com um recurso da empresa que tramitava na corte, contra a Prefeitura de Salvador.

O acordo, segundo Leo Pinheiro, teria sido intermediado por Eduardo Filipe Alves Martins, filho do agora candidato ao STF. No dia 16 de setembro de 2019, o ministro-relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, determinou o arquivamento da delação do empresário contra Humberto Martins.

Dias antes, em 9 de setembro, Eduardo Martins foi alvo de uma ação da Lava Jato. A operação investigava escritórios de advocacia. Segundo os investigadores, o filho do ministro Humberto Martins teria recebido R$ 77 milhões da Fecomércio do Rio de Janeiro para influenciar decisões do STJ.

De acordo com a Lava Jato, Eduardo Martins deveria garantir que a corte presidida por seu pai não afastasse Orlando Diniz do comando da Fecomércio. Por isso, o filho do ministro do STJ foi acusado dos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio, estelionato e lavagem de ativos.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: