Brasil encerra apuração em tempo recorde. Não deu para Boulos, Manuela e Marília.

Brasil encerra apuração em tempo recorde. Não deu para Boulos, Manuela e Marília.

Compartilhe

Mais uma vez, assim como nas eleições passadas, a apuração de milhões de votos em tempo recorde, coloca o Brasil na vanguarda, quando o assunto é eleição e apuração. O sucesso desse pleito é dos apps disponibilizados pela Justiça Eleitoral abre caminho para votação via celular.

As eleições municipais deixam diversos destaques, mas, os mais especiais vêm de São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Em São Paulo, o bolsonarismo sai derrotado e a esquerda demonstra a possibilidade de união, com o surgimento de uma nova liderança importante. Guilherme Boulos abre caminho para um futuro que era improvável e agora é promissor.

Em Porto Alegre, faltou muito pouco para o PCdoB vencer a retórica do ódio e do discurso anacrônico da guerra fria, contra os comunistas. Manuela D’ávila também disponta como liderança consolidada no Rio Grande do Sul.

No Recife, a esquerda venceu, mas, não foi Marília Arraes. A vitória de seu primo, João Campos, do PSB, não derrota o campo progressista, mas, leva a esquerda ou centro-esquerda mais a frente. Marília já era uma grande liderança pernambucana e seu nome sai ainda maia fortalecido.

A esquerda ressurge e freia diversas quedas e perdas dos últimos anos, desde o golpe de 2016. Se as eleições de 2020 marcaram a ascensão do Centrão, também marcaram a forte derrota do bolsonarismo, bem como a redução de perdas por parte da esquerda. Há muito o que comemorar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: