Gilmar Mendes é recebido com chuva de tomates em SP

[Fernando Morais] Protesto sujou a fachada do Instituto do qual Gilmar Mendes é sócio e que recebeu 2,1 milhões de reais em patrocínio do grupo J&F.


Cerca de dez pessoas organizaram em São Paulo um protesto contra as solturas feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes nesta segunda-feira (9).

O grupo atirou tomates podres na portaria do Instituto de Direito de São Paulo, onde o ministro está fazendo palestra.

“Ei, Gilmar, me diz por que você sempre solta seus amigos e os amigos do poder”, questionavam, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Os tomates não atingiram Gilmar, somente a fachada do prédio e alguns carros.

A soltura polêmica mais recente do ministro Gilmar Mendes foi a do empresário Jacob Barata Filho, preso desde o começo de julho por ser apontado como peça-chave de um esquema de pagamento de propina do setor de transportes no Rio de Janeiro. O ministro e sua mulher são padrinhos de casamento de Beatriz Perissé Barata, a filha de Jacob.

Leia Também:   IBOPE: 45% DESCONFIAM (Total ou Parcialmente) QUE A LAVA JATO NÃO INVESTIGA IGUALMENTE OS PARTIDOS 

Outro caso conhecido é de 2008, quando o ministro, então presidente do STF, em menos de 48 horas mandou soltar duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, investigado por tentativa de suborno e crimes financeiros. A decisão do  provocou um manifesto de protesto subscrito por 45 procuradores e 130 juízes federais.

Em junho deste ano, quando tramitava a primeira denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados por corrupção passiva, o Instituto de Direito de São Paulo, do qual Gilmar Mendes é sócio, chamou atenção por ter recebido R$ 2,1 milhões em patrocínio do J&F.

O valor foi doado ao longo dos últimos dois anos e foi usado para promover palestras não só de Gilmar Mendes, mas também personalidades como Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, e os ministros do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, Rosa Maria Weber e Carmen Lúcia.

Leia Também:   Juninho Pernambucano ironiza Gilmar Mendes no Twitter: "É hora de escolher o melhor zagueiro da temporada"

Fábio St Rios

Cientista da Computação, Engenheiro de Software, Programador Senior, Profissional da Segurança de Dados e Estudante de História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 6 =

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com