Vídeo: Gabinete de Guerra de Israel, Conselho de Segurança da ONU e G7 se reúnem para discutir ataque do Irã

Vídeo: Gabinete de Guerra de Israel, Conselho de Segurança da ONU e G7 se reúnem para discutir ataque do Irã

Compartilhe

O ataque sem precedentes do Irã a Israel ocorreu na noite de sábado, com mais de 300 artefatos lançados, incluindo drones e mísseis.

Uma série de reuniões está agendada para este domingo (14) visando abordar o ataque do Irã contra Israel, o que aumentou a tensão na região do Oriente Médio, com consequências imprevisíveis.

O Gabinete de Guerra de Israel está em discussão desde a manhã deste domingo (14) para deliberar sobre uma resposta à ofensiva do Irã, que lançou drones e mísseis no sábado (13) em retaliação a um ataque contra sua embaixada na Síria. Segundo informações da agência Reuters, citando uma autoridade do governo israelense.

No período da tarde, os líderes do G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, realizarão uma reunião virtual com o objetivo de articular uma resposta “diplomática e unida” à situação.

Posteriormente, está prevista uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), convocada a pedido de Israel para tratar do assunto.

Os ministros de Relações Exteriores dos países membros da União Europeia também foram convocados pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, para uma reunião extraordinária neste domingo a fim de discutir a escalada do conflito.

O ataque sem precedentes do Irã a Israel ocorreu na noite de sábado, com mais de 300 artefatos lançados, incluindo drones e mísseis. As Forças de Defesa de Israel afirmam ter interceptado 99% dos artefatos lançados, embora a mídia iraniana tenha relatado que alguns mísseis conseguiram penetrar a defesa israelense.

Poucas horas após o ataque, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reuniu-se com membros do governo e das Forças Armadas para discutir a situação, além de ter conversado por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior em caso de contra-ataque de Israel, enquanto o governo iraniano afirmou que poderia atingir bases dos Estados Unidos se Washington apoiasse uma retaliação israelense.

O presidente norte-americano classificou o ataque do Irã contra Israel como “descarado” e anunciou que reunirá os líderes do G7 para coordenar uma resposta “diplomática e unida”.

O Conselho de Segurança da ONU foi convocado para uma reunião de emergência pelo embaixador israelense nas Nações Unidas, Gilad Erdan, que pediu a adoção de medidas concretas contra o Irã. A reunião está marcada para as 17h deste domingo (horário de Brasília).

https://twitter.com/i/status/1779307472160800860

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: