Por que os EUA não podem vencer uma guerra contra o Irã

Por que os EUA não podem vencer uma guerra contra o Irã

Compartilhe

“O Irã tem um arsenal de centenas de milhares de mísseis balísticos guiados e precisos, satélites no espaço e olhos em quase todo o lado. Se uma guerra for declarada ou iniciada, todos os ativos americanos num raio de 0-3000 quilômetros das fronteiras do Irão serão bombardeados de forma tão cruel que nenhum sistema de […]

“O Irã tem um arsenal de centenas de milhares de mísseis balísticos guiados e precisos, satélites no espaço e olhos em quase todo o lado. Se uma guerra for declarada ou iniciada, todos os ativos americanos num raio de 0-3000 quilômetros das fronteiras do Irão serão bombardeados de forma tão cruel que nenhum sistema de defesa antimísseis será capaz de detê-la.”, Alon Mizrahi.

Em uma concisa e direta análise, Alon Mizrahi, conseguiu desenhar o tamanho da dificuldade que seria para os EUA derrotar militarmente o Irã numa guerra aberta.

Tradução:

“Vamos passar a hora do café jogando um pequeno jogo de guerra em que os EUA decidem enfrentar o Irã e se comprometer com uma guerra total contra ele:

Veja este mapa. Onde poderiam os EUA organizar uma invasão do Irã?

A leste do Irã, encontrará o Paquistão, o Afeganistão e o Turcomenistão. Um grande triplo não. Ao sul do Irã: o Golfo Pérsico que domina completamente. Nada de bom.

A oeste do Irã: Iraque e Turquia. O primeiro é um não definitivo, o segundo é um não tão provável que deve ser considerado um certo. A Turquia não irá à guerra com o Irão pelos EUA e Israel – uma guerra que não só certamente o dizimará, mas uma guerra contra a qual o povo Turco será fanaticamente contrário.

Ao norte do Irã fica o Mar Cáspio. Não adianta.

O Azerbaijão e a Armênia apresentam uma abertura, mas como é que centenas de milhares de soldados da NATO chegarão lá (e muito menos sem serem detectados)? Se viajarem por mar, terão de atravessar o Mediterrâneo e o Mar Negro e passar virtualmente fisicamente por Istambul. Não apenas politicamente complicado, mas uma longa jornada que dá ao Irão muito tempo para se preparar, segundo o Cafezinho.

Lembra-se dos meses e meses que os EUA levaram para reunir forças para a invasão do Iraque? Demorou cerca de 6 meses – sem interrupções.

O problema é que, com o Irã, não há forma de simplesmente acumularem forças perto das fronteiras do alvo designado.

O Irã tem um arsenal de centenas de milhares de mísseis balísticos guiados e precisos, satélites no espaço e olhos em quase todo o lado. Se uma guerra for declarada ou iniciada, todos os ativos americanos num raio de 0-3000 quilômetros das fronteiras do Irão serão bombardeados de forma tão cruel que nenhum sistema de defesa antimísseis será capaz de detê-la.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: