Moro pode escapar da cassação mesmo com precedente da juíza Selma, diz Lênio Streck

Moro pode escapar da cassação mesmo com precedente da juíza Selma, diz Lênio Streck

Compartilhe

Enquanto juristas e analistas apostam na derrota certa de Moro, Streck considera que julgamento no Paraná pode surpreender.

O julgamento do ex-juiz e atual senador Sérgio Moro, previsto para iniciar na próxima segunda-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tem mobilizado a comunidade jurídica combativa que lutou contra os abusos praticados pela famigerada e extinta Operação Lava Jato.

O TRE-PR já marcou as três sessões em que vai analisar dois pedidos de cassação de mandato de Moro por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O julgamento será transmitido ao vivo na internet. Confira as datas e saiba como assistir aqui.

Alguns juristas e analistas acreditam que a cassação de Moro é fato dado. O Museu da Lava Jato, organizado pelo advogado Wilson Ramos Filhos, o Xixo, até reservou um restaurante alemão em Curitiba para celebrar a derrota do “marreco”. Cerca de 30 advogados já confirmaram presença no jantar.

Questionado sobre as expectativas para o “Dia D” de Sergio Moro no TRE-PR, o jurista Lênio Streck foi mais pé no chão. À reportagem, Streck disse que embora o direito defenda coerência e integridade nos julgamentos, a prática demonstra frequentemente uma variedade de decisões que podem surpreender.

“Se o direito obedecesse a si mesmo, já saberíamos o resultado. Porém, como no Brasil vige o ‘cada cabeça, uma sentença’, o que é um equívoco, é até possível que Moro escape, mesmo havendo precedente aplicável ao caso. Isto é, o precedente da juíza Selma, senadora cassada do MT”, ilustrou o jurista

O emblemático caso da juíza Selma, a “Moro de saias”
Lênio Streck fez referência à senadora cassada e ex-juíza Selma Arruda, conhecida como “Moro de saias”, que perdeu o mandato em 2019 após ser considerada culpada por práticas de caixa 2 e abuso de poder econômico, devido à omissão de R$ 1,5 milhão em sua prestação de contas à Justiça Eleitoral.

A possível condenação de Moro, nos mesmos moldes que derrubaram Selma Arruda, ocorre por manobra na prestação de contas. Gastos de campanha, como a contratação de empresas de marketing e pesquisa, foram categorizados como despesas pré-eleitorais. As provas foram juntadas ao processo pelo PL, antigo partido de Moro e autor de uma das ações que visam a cassação. A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) é autora da segunda ação ajuizada contra Moro e seus suplentes.

*GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: