Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Petro

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Petro

Compartilhe

Chancelaria colombiana repudiou falas do presidente da Argentina, que chamou Petro de ‘assassino’ e ‘terrorista’

Uma grave crise diplomática continua a se desdobrar nesta quinta-feira (28/03) entre Colômbia e Argentina. Bogotá ordenou na véspera a expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina na capital colombiana, após uma série de insultos do presidente argentino, Javier Milei, que chamou seu homólogo colombiano Gustavo Petro, de “assassino” e “terrorista”.

“Diante desse contexto, o governo da Colômbia ordena a expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores colombiano em comunicado, sem especificar quais funcionários serão removidos. A chancelaria repudiou “uma entrevista ao canal CNN na qual [Milei] se expressou de forma degradante contra o presidente dos colombianos”.

O canal norte-americano divulgou trechos dessa conversa e citou algumas das declarações de Milei contra Petro: “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”, disse o presidente argentino, de acordo com o portal digital da CNN.

Para o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, “as declarações do presidente argentino deterioraram a confiança de nossa nação, além de ofenderem a dignidade do presidente Petro, que foi eleito democraticamente”.

“O alcance” da expulsão “será comunicado à Embaixada argentina pelos canais institucionais diplomáticos”, antecipou Bogotá.

O jornal argentino El Clarín especula que os expulsos seriam sete funcionários de carreira e um empregado administrativo. O embaixador Gustavo Dzugala declarou que já estava de saída, segundo o diário argentino.

O governo argentino ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: