Lula: Brasil vive “fase excepcional” e este é o ano de “colher o que foi plantado”

Lula: Brasil vive “fase excepcional” e este é o ano de “colher o que foi plantado”

Compartilhe

Nesta quarta-feira (13), o presidente Lula marcou presença na inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre (MG), representando um passo significativo para reduzir a dependência externa do Brasil da importação de insumos agrícolas.

O investimento de US$ 1 bilhão visa aumentar a soberania e a segurança alimentar, além de impulsionar o emprego e a renda na região. Com a produção anual de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados destinados à agricultura nacional, espera-se um incremento de 15% na produção brasileira, gerando 1.500 novos empregos.

O presidente enfatizou o compromisso do Brasil em se tornar autossuficiente, convidando investidores a apostarem em um país em ascensão. Lula também ressaltou os planos de investimento de R$ 220 bilhões em energia renovável nos próximos anos, visando um futuro próspero e sustentável, segundo o DCM.

“Estamos voltando a crescer e o Brasil não vai jogar, no século 21, a chance que jogou fora no século 20. Queremos que se transforme num país rico, que não precise ter programas assistenciais”, ressaltou o presidente, ao reforçar o objetivo de estabelecer um padrão médio de consumo na sociedade.

Além disso, o petista questionou o fechamento de fábricas de fertilizantes no país, apontando a importância estratégica da produção nacional para garantir a segurança alimentar.

Autoridades presentes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Alexandre Silveira e Carlos Fávaro, destacaram a importância do Complexo de Salitre para a economia brasileira e sua contribuição para a soberania nacional.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: