CTB reúne Alckmin e Paim em audiência sobre a Nova Indústria Brasil

CTB reúne Alckmin e Paim em audiência sobre a Nova Indústria Brasil

Compartilhe

 

A Nova Indústria Brasil (NIB), principal aposta do governo Lula para a “neoindustrialização” do País, será tema de audiência pública no Senado Federal. Marcada para 22 de abril, às 9 horas, a agenda foi proposta pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), em parceria com a Fitmetal (Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil).

Duas autoridades já estão confirmadas: o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; e o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. A audiência pública será transmitida pela TV Senado.

Segundo Ubiraci Dantas, o Bira, vice-presidente da CTB e da Fitmetal, o objetivo é reunir todos os atores envolvidos no projeto industrial brasileiro. “Além do governo, convidamos entidades sindicais de trabalhadores e de empresários.”

Na segunda (11), Alckmin – que é o coordenador da NIB – recebeu uma delegação da CTB e da Fitmetal na sede do MDIC, em Brasília. Liderada pelo presidente da CTB, Adilson Araújo, a comitiva convidou o ministro para a audiência e lhe entregou a Nota Técnica “Política Industrial a Serviço de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento para o Brasil”.

O documento foi elaborado pelo economista Diogo Santos e é fruto de uma parceria entre Fitmetal, CTB e FSM (Federação Sindical Mundial). De acordo com Adilson, “é uma contribuição classista para este debate estratégico para os futuros da nação e também da nossa classe trabalhadora. A indústria é o carro-chefe do desenvolvimento das nações”.

Entre março e abril, a Fitmetal vai promover debates com suas bases para tratar dos desafios da indústria nacional. “Temos que popularizar o debate sobre a defesa da indústria”, diz Assis Melo, presidente da Federação. Segundo ele, os trabalhadores precisam incorporar a importância da indústria para um projeto de “nação soberana, democrática e avançada”, que gere empregos de qualidade.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: