Governo Lula anuncia investimento bilionário no Porto de Santos

Governo Lula anuncia investimento bilionário no Porto de Santos

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O governo federal vai anunciar nesta segunda-feira, 11, um ambicioso plano de investimentos de R$ 10,64 bilhões para o Porto de Santos, válido para o período de 2024 a 2028. O financiamento combina recursos federais, estaduais e privados, com destaque para a construção de um túnel subterrâneo entre Santos e Guarujá, que receberá aproximadamente R$ […]

O governo federal vai anunciar nesta segunda-feira, 11, um ambicioso plano de investimentos de R$ 10,64 bilhões para o Porto de Santos, válido para o período de 2024 a 2028.

O financiamento combina recursos federais, estaduais e privados, com destaque para a construção de um túnel subterrâneo entre Santos e Guarujá, que receberá aproximadamente R$ 5,8 bilhões do total.

O plano, elaborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos junto à Autoridade Portuária de Santos (APS), inclui 12 projetos estratégicos. A divisão dos investimentos prevê R$ 6 bilhões do governo federal, R$ 3,6 bilhões do governo de São Paulo e R$ 1 bilhão do setor privado.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos, destacou o volume de investimentos como o maior já planejado para o porto, contrastando com os R$ 71,78 milhões destinados pelo governo federal no último ciclo (2019-2023). Os recursos federais provirão do Orçamento Geral da União e da APS, que atualmente possui cerca de R$ 2,8 bilhões em caixa, segundo o Cafezinho .

O túnel subterrâneo, cujo custo será dividido entre os governos federal e estadual, é apenas um dos projetos.

Outro destaque é a transferência do terminal de passageiros para a área do Valongo, projeto já em andamento e orçado em R$ 1,4 bilhão, visando transformar Santos em um hub de turismo.

A ampliação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), com um investimento de R$ 1 bilhão, e o aprofundamento do canal do porto para 16 metros, orçado em R$ 324,1 milhões, são outros pontos chave do plano. Este último visa preparar o porto para uma Parceria Público-Privada (PPP) de 20 anos, com a meta de alcançar uma profundidade de 17 metros e um investimento estimado em até R$ 6 bilhões.

Além dos investimentos na infraestrutura portuária, o governo de São Paulo comprometeu-se a aportar R$ 600 milhões em obras na perimetral do porto na margem esquerda, situada no município de Guarujá. Fora do âmbito portuário, o plano também inclui a expansão do aeroporto do Guarujá, com a primeira fase das obras prevista para ser concluída ainda este ano, a um custo de cerca de R$ 20 milhões.

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