Lula destaca aliança com Espanha no combate à extrema direita e defende o Estado Palestino ao lado de Sanchez

Lula destaca aliança com Espanha no combate à extrema direita e defende o Estado Palestino ao lado de Sanchez

Compartilhe

Durante encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (06/03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a cooperação entre os dois países no combate à extrema direita e reforçou o posicionamento do Brasil a favor da criação de um Estado palestino, posição também defendida por Sánchez.

“Espanha e Brasil são duas grandes democracias que enfrentam o extremismo, a negação da política e o discurso de ódio alimentado por notícias falsas. Nossa experiência no enfrentamento da extrema direita que atua coordenada de forma internacional, nos ensina que é preciso unir todos os democratas do mundo”, disse Lula em seu comunicado à imprensa.

A partir de sua agenda internacional no final de fevereiro com participação nas cúpulas da União Africana, da Comunidade de Países do Caribe (Caricom) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, o presidente brasileiro ressaltou “a grande convergência no Sul Global em torno da necessidade de reforma das organizações internacionais”, e citou o quadro Guernica, do pintor espanhol Pablo Picasso para criticar a “paralisia” do Conselho de Segurança da ONU.

“A obra Guernica de Pablo Picasso sintetiza a indignação com o horror e a destruição causada por todas as guerras e conflitos e deve servir de inspiração para a comunidade internacional. A paralisia do Conselho de Segurança frente à guerra da Ucrânia e Gaza é prova cabal da necessidade de reformas urgentes no sistema de governança global para torná-lo mais representativo, legítimo e eficaz”, disse o presidente brasileiro.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: