Governo amplia esforços, enquanto dengue avança pelo país

Governo amplia esforços, enquanto dengue avança pelo país

Compartilhe

Sete estados declararam situação de emergência devido à dengue. Diante do caso, governo federal lança o dia D contra o mosquito.

A crise da dengue no Brasil segue cada vez mais grave, com sete estados declarando situação de emergência em saúde pública devido à escalada de casos da doença. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal são as unidades da federação que publicaram decretos de emergência.

Em resposta à doença, o ministério organiza ações de combate. Além do avanço da vacinação, campanhas pedindo engajamento no combate ao mosquito estão na agenda. Hoje, a pasta anunciou ainda a realização do Dia D de combate à dengue no próximo sábado (2), com a mobilização “10 minutos contra a dengue”. A iniciativa visa intensificar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, diante do aumento expressivo de casos.

Em comunicado à imprensa, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo para o engajamento social na causa. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”.

Ministério da Saúde completa envio de vacina contra a dengue para 521 cidades
Ameaça à saúde pública

Os dados do ministério também dão conta de que 154 municípios adotaram o estado de emergência para enfrentar o aumento dos casos de dengue. Autoridades locais argumentam, em conjunto, que a doença já representa uma ameaça significativa à saúde pública. Esses decretos permitem que as autoridades solicitem recursos extras para intensificar o combate à doença.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que o governo federal já começou a liberar recursos específicos para os estados e municípios afetados. Segundo ela, as portarias com os repasses financeiros foram publicadas ontem (27), garantindo verbas imediatas para o enfrentamento da crise.

Até o momento, o Brasil registra um total de 991.017 casos de dengue e 207 mortes confirmadas em decorrência da doença. Além disso, 674 óbitos estão sob investigação para determinar se têm relação com a infecção pelo vírus da dengue.

Os dados do Ministério da Saúde também revelam que a faixa mais afetada pela dengue é a de 30 a 39 anos, tanto entre homens como mulheres, com mais de 87 mil casos em cada grupo. O coeficiente de incidência da doença é de 488 casos por 100 mil habitantes.

*RBA

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: