Internações por Covid-19 aumentam em sete estados, incluindo o Rio, alerta Fiocruz

Internações por Covid-19 aumentam em sete estados, incluindo o Rio, alerta Fiocruz

Compartilhe

O documento também aponta para um crescimento de casos positivos para o vírus Influenza A, responsável pela gripe, em estados do centro-sul do país.

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pela Covid-19 estão em ascensão em sete estados brasileiros, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quinta-feira (22).

Alerta para retomada do crescimento

“Em boa parte dos estados dessas duas regiões, estamos com uma situação de retomada do crescimento semanal dessas internações associadas à Covid-19”, afirma o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe. O boletim se refere à semana epidemiológica de 11 a 17 de fevereiro.

Influenza A também em alta

O documento também aponta para um aumento de casos positivos para o vírus Influenza A, responsável pela gripe, em estados do centro-sul do país. Apesar da menor incidência em comparação à Covid-19, Gomes pondera a possibilidade de circulação simultânea dos vírus.

Cenário por região

Sete estados apresentam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Já a região Norte segue com tendência de interrupção do ciclo iniciado na virada do ano.

Capitais em alerta

Onze capitais registram crescimento de casos: Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES). As que apresentam sinais mais claros se concentram no Centro-Oeste e Sudeste.

Recomendações para conter a transmissão

Para minimizar o risco de contágio, pessoas com sintomas respiratórios semelhantes aos de um resfriado ou gripe devem ficar em isolamento e usar máscara facial apropriada ao sair de casa. O repouso também é essencial para a recuperação do organismo.

Uso de máscaras em unidades de saúde

As máscaras são recomendadas para qualquer pessoa que precise ir a uma unidade de saúde, seja para atendimento médico, visita a pacientes ou trabalho. “Faça uso de uma boa máscara de proteção, preferencialmente N95 ou PFF2, que oferecem maior capacidade de proteção coletiva através do uso individual”, orienta Gomes.

Prevenção e cuidado

A Fiocruz reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e Influenza, além da manutenção de medidas de higiene como lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações. A atenção aos sintomas e a busca por atendimento médico precoce também são cruciais para conter o avanço das doenças.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: