A verdade sobre a Ilha do Marajó além da desinformação da extrema direita

A verdade sobre a Ilha do Marajó além da desinformação da extrema direita

Compartilhe

Ilha de Marajó virou um dos assuntos mais comentados na internet, graças a conteúdos virais que escondem interesses do grupo de Damares.

A miséria e exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará, voltaram a repercutir nas redes sociais nesta semana, numa ação aparentemente coordenada e que envolve contas ligadas à extrema-direita nas redes sociais, que se mobilizaram após a música “Evangelho de Fariseus”, da cantora gospel Aymeê, que cita o drama na região, se tornar um hit na internet.

A partir disso, rostos carimbados da extrema-direita, como a ex-ministra dos direitos humanos Damares Alves e outros políticos e influenciadores bolsonaristas, usaram a pauta para disseminar desinformação e acabaram alcançando lugar de destaque em perfis de celebridades ou páginas de fofoca.

Os supostos casos de exploração sexual infantil na ilha do Marajó, entrelaçados com imagens e vídeos que defendem o trabalho de Damares na região, viraram conteúdo viral na internet. Sem analisar o que está por trás de todo o material, muitos começaram a compartilhar o trabalho de assistencialismo do Instituto Akachi, entidade evangélica que faz “missões” no Marajó, mas que tem relações estreitas com a extrema-direita do país.

Conforme apontado pelo ativista Ale Santos, a cantora que viralizou aparece em foto com o pastor Lucas Hayashi, líder da igreja Zion Church, encabeçada por Junia e Teófilo Hayashi – dois pastores que transformaram suas igrejas em franquias milionárias e são próximos a membros do ex-governo de Jair Bolsonaro, como Damares.

“A música da cantora reascendeu uma mobilização que favorece bastante essa igreja há anos. Qual será o interesse econômico dessas missões no Marajó?“, questionou.

Missões evangélicas
Um dos eventos de grande destaque da franquia evangélica é o The Send Brasil, “que mistura nacionalismo com cristianismo importado dos EUA” e conta com apoio do Jovens com Uma Missão (JOCUM), que mira “evangelizar” a juventude e já chegou a ser expulso da região amazônica pelo Ministério Público (MP). Uma das edições da programação em 2020, que aconteceu em Brasília, contou inclusive com a presença de Bolsonaro e Damares.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: