O elo entre o gabinete de Netanyahu, os Bolsonaro e a crise com Israel

O elo entre o gabinete de Netanyahu, os Bolsonaro e a crise com Israel

Compartilhe

Governo Lula acredita que a administração de Netanyahu se move em favor do ex-presidente. Gesto de embaixador chamou atenção do Itamaraty.

Em meio à turbulenta crise com Israel, integrantes do governo brasileiro têm chamado a atenção, nos bastidores, para ligações diretas do gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com a cena política brasileira, em especial com o clã Bolsonaro, e levantado diferentes hipóteses – algumas mais, outras menos plausíveis – para o fato de Tel Aviv ter decidido subir o tom e partir para o confronto com o presidente Lula.

Entre os vários apontamentos feitos nos últimos dias em conversas mantidas entre o Palácio do Planalto e o Itamaraty para avaliar o cenário, surgiu o nome de Yossi Shelley, que foi embaixador de Israel no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro, criou laços estreitos com a família do ex-presidente e hoje ocupa a estratégica função de chefe de gabinete de Netanyahu.

Relações íntimas com o ex-clã presidencial
Amigo pessoal do primeiro-ministro, que o indicou para o posto, o ex-militar Shelley ficou à frente da embaixada israelense em Brasília de 2017 até 2021. Nesse período, estabeleceu uma relação de intimidade com Bolsonaro e seus filhos e, ainda, com integrantes da equipe do então presidente brasileiro.

Em sua passagem pelo Brasil, houve até um episódio pitoresco que deu o que falar. Em julho de 2019, o então embaixador israelense publicou a foto de um almoço com Bolsonaro na qual apareciam pratos com lagosta, uma iguaria proibida, assim como outros frutos do mar, pelas regras de alimentação da judaica. À época, virou piada a tentativa mal-sucedida de, antes de tornar a imagem pública, apagar o que havia nos pratos (foto em destaque).

Atualmente, Shelley é um dos mais importantes integrantes da equipe de Netanyahu, o que lhe dá um papel de relevo na condução da crise com o Brasil.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: