Venezuela denuncia roubo de aeronave após avião apreendido na Argentina ser enviado aos EUA

Venezuela denuncia roubo de aeronave após avião apreendido na Argentina ser enviado aos EUA

Compartilhe

Avião de carga venezuelano foi retido em território argentino em 2022; EUA utilzaram sanções para confiscar aeronave.

O governo dos EUA confiscou nesta segunda-feira (12) o avião da estatal venezuelana Emtrasur que estava retido no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. A aeronave deixou a capital argentina por volta da 1h20 da manhã e chegou em Miami, nos Estados Unidos, no final da manhã. A aeronave estava bloqueada no aeroporto de Ezeiza desde junho de 2022 por um tratado de cooperação judicial entre a Argentina e os EUA.

O governo da Venezuela emitiu uma nota rechaçando o “roubo descarado” da aeronave. Segundo a agência de notícias TeleSur, o avião deixou o país como um voo militar e desligou seu sistema de identificação aéreo para passar por alguns trechos. O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (Inac), que é a autoridade aeronáutica da Venezuela, já havia emitido um Notam (Notice to Airman, na sigla em inglês) proibindo a passagem da aeronave pela Colômbia.

O Notam é uma mensagem que pode ser emitida pelas autoridades de aviação dos países para determinar mudanças temporárias nas operações aéreas. A restrição sobre a passagem por um espaço é uma das medidas que pode ser usada por um país. Essas determinações são válidas por até três meses.

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela também condenou a “confabulação” dos governos da Argentina e dos EUA contra a Venezuela. O avião da Emtrasur chegou à Argentina em 6 de junho de 2022, vindo do México. A aeronave estava carregada com peças de automóveis e tinha 19 tripulantes. A ideia era abastecer em Buenos Aires e voltar para a Venezuela, mas o combustível foi negado em solo argentino. O Boeing 747 foi ao Uruguai dois dias depois, onde havia sido prometida a liberação de abastecimento. No entanto, as autoridades uruguaias negaram a entrada do avião em seu território, forçando a tripulação a retornar à Argentina.

A origem da apreensão do avião está no fato que 5 dos 19 integrantes da tripulação do avião eram iranianos. Deputados da direita argentina, da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) e da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA) recorreram à Justiça argentina para reter o avião, que acatou o pedido. Os grupos afirmam que alguns integrantes da tripulação estão ligados ao atentado ao prédio da AMIA que ocorreu em Buenos Aires, em 1994, e deixou 85 pessoas mortas.

Os governos da Argentina, EUA e Israel acusam o Irã de ter cooperado com o grupo armado libanês Hezbollah no ataque. No entanto, a cooperação iraniana foi descartada por órgãos de inteligência ao longo das investigações.

A Emtrasur é responsável por transportes de carga e pertence à companhia aérea estatal venezuela Conviasa. O Boeing 747 da empresa ficou impedido de deixar a Argentina desde 8 de junho de 2022 até esta segunda-feira (12). A Justiça portenha, que não encontrou nenhuma irregularidade na aeronave e na tripulação até o momento, justifica a retenção do avião por conta de um tratado de cooperação judicial com os EUA.

A Justiça da Argentina decidiu liberar em setembro de 2022 12 dos 19 tripulantes. Os últimos tripulantes foram liberados 3 meses depois. Em outubro de 2022, um promotor do Distrito de Columbia nos EUA pediu a cassação do Boeing 747 da Emtrasur, alegando que ele teria sido comprado da empresa iraniana Mahan Air. A Justiça argentina determinou em janeiro de 2024 que o país enviaria o avião aos EUA.

Na última semana, o ministro dos Transportes da Venezuela, Ramón Celestino Velásquez Araguayán, disse que a Argentina pretende cobrar 7 mil dólares pelo estacionamento do avião.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: