Rússia constrói novo sistema de pagamentos sem dólar americano

Rússia constrói novo sistema de pagamentos sem dólar americano

Compartilhe

A Rússia, membro do BRICS, confirmou no domingo que o Kremlin está trabalhando para construir um novo sistema de pagamentos sem incorporar o dólar americano. A Rússia pretende construir um novo mecanismo de pagamento para liquidar transações transfronteiriças com os BRICS e outros países em desenvolvimento, contornando o dólar americano. A decisão de construir um novo sistema de pagamentos surge depois de os EUA imporem sanções à Rússia por invadir a Ucrânia.

Se a Rússia conseguir construir um novo sistema de pagamentos que exija aos BRICS e a outros países que paguem em moedas locais, o dólar americano será a moeda mais atingida. Leia aqui para saber quantos setores nos EUA serão afetados se os BRICS abandonarem o dólar para o comércio.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que a Rússia está avançando na construção de um novo mecanismo de pagamento sem o dólar americano. Ele também chamou a ordem mundial tradicional dominada pelo sistema do dólar americano de “não confiável, falsa e perigosa”.

“A Rússia está a construir um novo sistema de ligações económicas porque o sistema anterior revelou-se pouco fiável, falso e perigoso. A Rússia procura uma oportunidade para desenvolver alternativas”, confirmou Peskov à MenaFN .

No entanto, Peskov não especificou a natureza do novo mecanismo de pagamento e a sua escalabilidade. Ele não forneceu informações sobre o novo sistema de pagamentos aprovado pelos BRICS para desafiar o dólar americano. Mais detalhes sobre a rede de pagamentos são mantidos em segredo e a Rússia não está disposta a fornecer informações.

A ideia do novo sistema de pagamentos surge num momento em que os BRICS pretendem erradicar a supremacia do dólar americano. A China e a Rússia, membros dos BRICS, estão a liderar a campanha de desdolarização, convencendo outros países em desenvolvimento a liquidar o comércio em moedas locais. Leia aqui para saber quantos países desejam abandonar o dólar americano e liquidar o comércio em moedas locais.

Fonte: Watcher Guru.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: