Um ano após 8 de janeiro, especialistas cobram prisão de Bolsonaro: ‘foi arquiteto e líder’

Um ano após 8 de janeiro, especialistas cobram prisão de Bolsonaro: ‘foi arquiteto e líder’

Compartilhe

Trinta réus já foram condenados pelo STF por envolvimento na invasão e destruição das sedes dos três Poderes em Brasília.

Ainda era início da tarde de 8 de janeiro de 2023, um domingo, quando uma multidão com cerca de 4 mil bolsonaristas caminhou rumo à praça dos Três Poderes na tentativa de deflagrar um golpe. Eles não aceitavam o resultado das eleições, que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Naquele dia, há um ano, centenas de pessoas foram detidas por participarem ou terem envolvimento com os ataques. O professor de Ciência Política da PUC-SP e da FGV-SP, Francisco Fonseca, afirmou que os ataques em Brasília demonstraram do que a extrema direita é capaz.

“A extrema direita é golpista, e o 8 de janeiro de 2023 mostrou isso. Houve, sim, uma tentativa de golpe. Jair Bolsonaro tentou dar ao longo do seu mandato inúmeros golpes, mas o derradeiro foi no dia 8 de janeiro. Um golpe mal arranjado, colocando aí os velhinhos, os tiozinhos do WhatsApp, como ficaram conhecidos. Mas que envolveu também setores militares, grande financiamento do agronegócio, de setores do agronegócio, entre outros”, conta o professor.

*Com BdF

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: