Reestreia de Lula na presidência muda cenário político, impulsiona economia e foca em desigualdades

Reestreia de Lula na presidência muda cenário político, impulsiona economia e foca em desigualdades

Compartilhe

Especialistas em Ciências Políticas comentam alguns dos principais acontecimentos da política brasileira no ano.

2023 marcou o início de uma guinada na política brasileira após um ciclo presidencial nas mãos da extrema direita. Aclamado no primeiro dia do ano em uma posse histórica em Brasília, o presidente Lula veria a fúria golpista uma semana depois, em atos antidemocráticos que chocaram o país e o mundo. Uma dicotomia que seguiu latente nos meses seguintes e deu continuidade à polarização política iniciada há uma década.

Repelida, a reedição brasileira da invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, se tornaria uma oportunidade para o novo governo se aproximar do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. Mesmo assim, o caminho rumo à aclamada “reconstrução do Brasil”, lema do terceiro mandato do líder petista, se mostrou difícil e exigiu esforços concentrados, tendo em vista a numerosa oposição formada dentro da Câmara dos Deputados e do Senado.

No início da jornada para restabelecer o pacto democrático e as políticas públicas, atacadas ou ignoradas pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), Lula teria se deparado com três grandes “frentes de confrontação”, conforme enumera Rodrigo Lentz, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília: a econômica, a institucional – sobretudo perante o Congresso – e a dos militares.

“E o que o governo fez diante dessas três frentes? Optou por priorizar a econômica e sacrificar, na medida do possível, o que fosse necessário do ponto de vista da relação dos militares e do Congresso. Então, acho que, do ponto de vista econômico, o foco do governo se mostrou efetivo”, opina o analista, em referência à promulgação da reforma tributária, do arcabouço fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), super-trunfos conduzidos pelo ministro da economia Fernando Haddad.

*Com BdF

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: