Cientistas destroem células cancerígenas com vibração em laboratório

Método inédito conseguiu matar 99% das células cancerígenas em laboratório e 50% dos melanomas em ratos. Pesquisa está em estado inicial.

Pesquisadores americanos conseguiram eliminar 99% das células cancerígenas cultivadas em laboratório com um método mecânico: a vibração. A descoberta promissora foi publicada em 19 de dezembro na revista científica Nature Chemistry.

Os cientistas estimularam uma molécula chamada aminocianina, que é usada normalmente como um corante sintético para detectar o câncer. Ela gruda nas células e os pesquisadores usaram luz infravermelha para fazê-la vibrar — com o movimento, a membrana que cobre as células cancerígenas foi quebrada, matando a unidade, diz o Metrópoles.

“É uma técnica um milhão de vezes mais rápida do que outros motores mecânicos testados anteriormente, e pode ser ativada com luz quase infravermelha”, afirma o químico James Tour, um dos responsáveis pela pesquisa. Esse tipo de luz é importante pois pode penetrar em camadas mais profundas do corpo, atingindo ossos e órgãos, por exemplo.

Os pesquisadores das universidades do Texas, Rice e Texas A&M também testaram a técnica em ratos com melanoma, e ela funcionou em metade dos animais.

Vibrações promissoras contra células cancerígenas
Eles apontam que o método é promissor e pode inclusive dificultar a adaptação dos cânceres. Em tratamentos com medicamentos, muitas vezes as células cancerígenas criam uma “resistência” aos remédios, o que não aconteceria com terapias mecânicas.

A pesquisa deve continuar para verificar a eficácia das vibrações em humanos e se elas funcionam contra diferentes tipos de cânceres.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

%d blogueiros gostam disto: