Governo deve reajustar o Bolsa Atleta, congelado há 12 anos

Governo deve reajustar o Bolsa Atleta, congelado há 12 anos

Compartilhe

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (19), uma delegação de atletas que estiveram nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile. Entre os presentes esteve a ginasta Rebeca Andrade, que levou 4 medalhas (2 ouros e 2 pratas) nos jogos.

Na ocasião foi anunciado que o governo irá reajustar o Bolsa Atleta, que está com valores congelados há 12 anos. O ministro do Esporte, André Fufuca, indicou que o reajuste deverá corrigir a inflação do período.

Criado em 2005, ainda no primeiro mandato de Lula, o Bolsa Atleta visa oferecer aos esportistas de alto rendimento condições para que possam se dedicar ao esporte. São seis categorias que vão da Base até o Pódio (Bolsa-Pódio), com valores que variam de R$ 370 (base) a R$ 15 mil (pódio).

Neste ano, com Lula de volta, o programa alcançou a marca histórica de 8.057 esportistas que recebem o benefício, segundo o governo federal.

Rebeca Andrade e Lula. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Desempenho no Pan

O Brasil fez história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com 205 pódios. Desse total,184 medalhas (89,75%) foram vencidas ou tiveram participação de esportistas que recebem o Bolsa Atleta. Entre todos 635 atletas que estiveram nos jogos, 469 (73,8% da delegação) recebem o benefício do governo federal.

O desempenho excepcional foi repetido nos Jogos Parapan-Americanos com 343 medalhas brasileiras em que 335 (97,66% do total) tiveram envolvimento de esportistas do Programa Bolsa Atleta.

Rebeca e Bolsa Atleta

Nesta terça o governo iniciou uma nova campanha que ressalta a importância do Bolsa Atleta baseada na história de Rebeca Andrade, campeã mundial e olímpica. O vídeo da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza o benefício, faz parte da campanha “Em 2024, acredita e vem”. Confira:

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: