Zelensky mostra desespero ao tentar agradar a Argentina de Milei, diz analista

Zelensky mostra desespero ao tentar agradar a Argentina de Milei, diz analista

Compartilhe

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, demonstrou uma tendência a aparecer em vários eventos ao redor do mundo para pedir dinheiro e armas nos últimos dois anos. Ele agora viajou para a Argentina para assistir à posse do recém-eleito presidente Javier Milei.

Zelensky voou para Buenos Aires para a cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei. O ucraniano já parabenizou Milei pela vitória nas eleições do mês passado e o elogiou por seu apoio à Ucrânia.

Embora não seja imediatamente claro até que ponto a Argentina vai poder ajudar a Ucrânia, tendo em conta a delicada situação econômica do país, a visita de Zelensky parece ser um movimento “lógico”, explicou Vinicius Vieira, doutor e pesquisador associado em relações internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e professor associado da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Segundo Vieira, Zelensky “teme claramente a derrota” no conflito ucraniano e está ansioso por procurar “um alinhamento”, especialmente agora que a atenção dos seus patrocinadores ocidentais parece estar mais focada na crise na Faixa de Gaza.

“A Argentina, embora longe de ser uma potência mundial, ainda é relevante em termos de peso político, de peso econômico, embora enfrente uma grande crise econômica”, observou Vieira. “E é claro que é membro do G20. E o G20 é hoje o principal fórum multilateral, superou até as Nações Unidas como principal fórum, onde se discutirá o destino da humanidade e do sistema internacional da família das nações”, pontuou ele.

O fato de Milei ter sinalizado a sua intenção de se alinhar com as potências ocidentais e não com os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e “outros clubes de potências emergentes, Estados em ascensão” também faz com que as ações de Zelensky pareçam razoáveis, salientou o acadêmico.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: