Enquanto o Ocidente chantageia seus aliados, a Rússia envia ajuda aos necessitados, diz especialista

Enquanto o Ocidente chantageia seus aliados, a Rússia envia ajuda aos necessitados, diz especialista

Compartilhe

Especialistas da Sérvia e da Índia comentaram as remessas de alimentação gratuitas da Rússia para a África, que veem como comprovando sua vontade genuína de ajudar “países famintos”.

A Rússia não ganhará nada com a ajuda humanitária na forma de grãos para a África, mas obterá benefícios políticos por seu comportamento amigável com os necessitados, disse Mahmut Busatlija, um dos principais especialistas em desenvolvimento e investimento da Sérvia, à Sputnik.

Ele lembrou que as remessas de grãos para a Somália são apenas o começo, e que Vladimir Putin, presidente da Rússia, já prometeu várias vezes ajudar os países que realmente precisam e não podem comprá-los no mercado.

“Acredito que essa ação continuará. É difícil dizer em que volume, isso dependerá principalmente dos resultados da produção agrícola na Rússia neste ano. Se houver um excedente, então haverá uma chance maior de a Rússia ajudar os países famintos. Quanto ao aspecto econômico para a Rússia, ela não ganhará nada com isso e provavelmente vai querer pagar pelo transporte desse grão também”, avaliou Busatlija.

No entanto, trata-se de uma boa jogada política, porque enquanto o Ocidente coletivo está chantageando até mesmo seus aliados mais próximos, a Rússia e a China estão se comportando de forma muito aberta e amigável com aqueles que mais precisam de ajuda, disse o especialista.

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadera, participam de uma reunião à margem da 2ª Cúpula Rússia-África e Fórum Econômico e Humanitário no Centro de Congressos e Exposições ExpoForum em São Petersburgo, Rússia, 28 de julho de 2023 – Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2023

*Sputnik

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: