Articulação judaica e ABI saem em defesa de Lula acusado de antissemitismo

Articulação judaica e ABI saem em defesa de Lula acusado de antissemitismo

Compartilhe

Para judeus, a extrema direita comete crimes utilizando a comunidade judaica, e isso aumenta o antissemitismo.

Uma estratégia utilizada pelos grupos conservadores e da extrema direita no Brasil, e também mundo afora, é a de rotular críticos das operações militares do Estado de Israel na Faixa de Gaza, Palestina, nesta atual escalada de violência em resposta aos ataques do Hamas do último dia 7 de outubro, como antissemitismo.

O alvo preferencial são as organizações políticas ou líderes nacionais antagônicos às ideias destes grupos ou do que pretende o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, num esforço incondicional ou contornado de justificar os crimes de guerra e indícios de genocídio contra os palestinos como um direito de defesa de Israel.

No Congresso Nacional, qualquer parlamentar que condene a violência imposta pelo Estado de Israel contra os palestinos é prontamente caluniado como antissemita por homônimos da extrema direita. Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem sido diferente. Suas recentes declarações durante a recepção aos repatriados da Faixa de Gaza tem servido a este propósito.

Luiz Felipe Pondé, filósofo e comentarista político, escreveu em seu perfil na rede social X (antigo twitter) que “o antissemitismo do governo federal e seus asseclas é um convite a atos terroristas contra judeus no Brasil. Se a Hebraica explodir quero ver as comemorações em Brasília e na Paulista”.

A Articulação Judaica de Esquerda respondeu a Pondé de forma imediata. Na mesma rede social, o perfil oficial da organização se pronunciou: “sem controle, a retórica da extrema direita vai escalando e procurando novos limites. Dessa vez Pondé resolveu dizer que o governo convida para atos terroristas, como explodir a Hebraica. É totalmente inaceitável. É crime usando a comunidade judaica, e isso aumenta antissemitismo”.

*GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: