China lança Internet mais rápida do mundo com velocidade de 1,2 terabyte por segundo

China lança Internet mais rápida do mundo com velocidade de 1,2 terabyte por segundo

Compartilhe

Especialistas chineses de mais de 40 universidades desenvolveram uma rede entre cidades que pode transmitir dados a uma velocidade de 1,2 terabyte por segundo.

O denominado plano de Infraestrutura de Tecnologia de Internet do Futuro da China (FITI, na sigla em inglês), começou em julho.

Na segunda-feira (13), foi lançado oficialmente em uma coletiva de imprensa na Universidade de Tsinghua, depois de funcionar de maneira confiável e passar por todos os testes operacionais.

A rede, entre as cidades de Pequim, no norte, Wuhan, no centro, e Guangzhou, no sul de Guangdong, é composta por aproximadamente 3 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, segundo o jornal South China Morning Post.

Wu Jianping, da Academia Chinesa de Engenharia e líder do projeto FITI, explicou que a rede de alta velocidade “não foi apenas uma operação bem-sucedida”, como também oferece à China “tecnologia avançada para construir uma Internet ainda mais rápida”.

Por sua vez, Wang Lei, vice-presidente da Huawei Technologies, observou que a rede é capaz de transferir dados equivalentes a 150 filmes em alta definição em apenas um segundo.

A nova rede chinesa demonstra a soberania e independência tecnológica do país frente aos concorrentes, como EUA e Japão.

*Sputnik

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: