Ministra da Espanha defende cortar relações com Israel: ‘genocídio planejado a Gaza’

Ministra da Espanha defende cortar relações com Israel: ‘genocídio planejado a Gaza’

Compartilhe

Ione Belarra, do Movimento Somar, criticou ‘silêncio ensurdecedor’ dos líderes mundiais sobre as violações aos direitos humanos dos palestinos.

Em entrevista transmitida nesta quarta-feira (08/11) para o canal Al Jazeera, do Catar, a ministra de Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarra, reforçou suas críticas contra o governo de Israel pelas mortes de mais de 10 mil palestinos em apenas um mês de ofensiva militar contra a Faixa de Gaza.

Uma das líderes do partido de esquerda Movimento Somar (herdeiro político do extinto Podemos), Belarra classificou as operações israelenses no território palestino como um “genocídio planejado”, e afirmou que esta situação só é possível graças à omissão da comunidade internacional diante do que está acontecendo.

“Por que alguns países que levantam a bandeira dos direitos humanos em outros conflitos não fazem o mesmo neste caso, em vez de assistirem horrorizados o que está acontecendo? Precisamos condenar também a morte de milhares de crianças palestinas, as cenas de mães gritando desesperadamente com seus filhos mortos em seus braços. E precisamos punir quem é responsável por isso”, afirmou a ministra espanhola.

Belarra acusou os líderes mundiais por seu “silêncio ensurdecedor” diante da violação dos direitos humanos dos palestinos e recriminou o que considera como uma “duplicidade de critérios”, ao fazer uma comparação entre os conflitos em Gaza e na Ucrânia.

“Há um silêncio ensurdecedor por parte dos países e dos líderes políticos que poderiam fazer alguma coisa. Falo daquilo que conheço bem, que é a União Europeia. Parece que a demonstração de hipocrisia da Comissão Europeia a respeito deste tema é inaceitável”, comentou.

Não foi a primeira vez que a ministra usou esses termos. Semanas atrás, em um vídeo divulgado em suas redes sociais no dia 28 de outubro, Belarra já havia usado a expressão “genocídio planejado” e feito um apelo a todos os líderes mundiais, incluindo o premiê espanhol Pedro Sánchez, para que cortassem relações diplomáticas Israel, incluindo o bloqueio à venda de armas ao país, e patrocinassem uma acusação contra o premiê israelense Benjamin Netanyahu no Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Israel não só está bombardeando massivamente a uma população civil que está absolutamente indefesa como também cortou todas as comunicações no território de Gaza, com o claro objetivo de ocultar o que está acontecendo e garantir sua impunidade. A falta de atitude dos nossos líderes está transformando-os em cúmplices desse genocídio planejado”, disse Belarra na ocasião.

O vídeo foi usado pela oposição de direita na Espanha para criticar o governo de Sánchez e pressionar pela demissão da ministra, mas o premiê a apoiou e disse que a manteria no cargo.

*Aljazeera/Opera Mundi

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: