Bairro nobre da Cidade de Gaza, Rimal foi destruído por bombardeios de Israel

Bairro nobre da Cidade de Gaza, Rimal foi destruído por bombardeios de Israel

Compartilhe

Oásis do território palestino abrigava prédios governamentais e universidades; hoje, acumula imóveis abandonados.

Rimal, outrora o local mais sofisticado e considerado um dos mais seguros da Cidade de Gaza, está em ruínas. O bairro nobre da capital do território palestino foi atingido pelos ataques de Israel, em meio à guerra do país com o Hamas, o que forçou a saída de grande parte de seus moradores.

Com seus bulevares, praças e casas de padrão bem superior ao quadro geral de pobreza de Gaza, Rimal foi alvo de um intenso bombardeio na ofensiva israelense de 10 de outubro, em que mais de 200 pontos do território foram atacados por “dezenas de caças” durante a madrugada.

Uma reportagem da BBC trouxe o depoimento de uma moradora de Rimal. Dina Faisal, 39, expôs imagens da casa onde morava com a mãe, pai, irmã e dois sobrinhos antes e depois dos ataques. Antes com um jardim colorido à frente, o imóvel ficou reduzido a cinzas.

“Achávamos que estávamos seguros em casa, mas de repente as janelas quebraram, as portas bateram e voaram”, afirmou Dina ao veículo britânico. “Nenhum lugar é seguro em Gaza.”

A agência Associated Press afirma que Rimal já havia sido atacado na ofensiva de 2021, mas nunca com a intensidade do conflito atual. As bombas de Israel destruíram apartamentos das classes mais altas da cidade, mesquitas, prédios de universidades e escritórios de empresas —como o da Paltel, a principal companhia de telecomunicações de Gaza.

“Israel destruiu o centro de tudo”, disse o empresário palestino Ali al-Hiyak à agência americana. “Este é o espaço da nossa vida pública, nossa comunidade.”

Localizado a 3 km a oeste do centro da Cidade de Gaza, Rimal é um bairro costeiro onde mora a elite da população, os cidadãos de classes média e alta. O espaço é margeado por duas das principais avenidas da cidade, a costeira Ahmad Orabi e a Omar Mukhtar, um bulevar que ficou parcialmente destruído.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: