Chanceler da Jordânia faz alerta assustador sobre a crise no Oriente Médio

Chanceler da Jordânia faz alerta assustador sobre a crise no Oriente Médio

Compartilhe

Reuters – O Ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, informará ao Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Amã, no sábado, que Israel deve encerrar imediatamente sua guerra em Gaza, onde, segundo ele, está cometendo crimes de guerra ao bombardear civis e impor um cerco.

Em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Safadi alertou que a falta de disposição de Israel em encerrar a guerra estava empurrando rapidamente a região para uma guerra regional que ameaçava a paz mundial.

“Safadi enfatizará (para Blinken) a necessidade de agir imediatamente para interromper a guerra de Israel em Gaza… e que Israel cumpra o direito internacional e pare com suas violações”, disse Safadi.

Falando aos repórteres momentos antes de partir para sua segunda viagem ao Oriente Médio em menos de um mês, Blinken disse que as discussões sobre o futuro de Gaza, quando e se o Hamas for derrotado, e maneiras de garantir que o conflito não se espalhe também serão áreas de foco durante sua viagem.

O conflito tem despertado temores de longa data na Jordânia, lar de uma grande população de refugiados palestinos e seus descendentes, de que uma conflagração mais ampla daria a Israel a chance de implementar uma política de transferência para expulsar os palestinos em massa da Cisjordânia.

A Jordânia, que compartilha uma fronteira com a Cisjordânia, absorveu a maioria dos palestinos que fugiram ou foram expulsos de suas casas quando Israel foi criado em 1948.

Na quarta-feira, o rei Abdullah afirmou que a “solução militar e de segurança” de Israel contra os palestinos não teria sucesso, acrescentando que o único caminho para uma paz árabe-israelense justa e abrangente eram negociações que levassem a uma solução de dois estados.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: