Gaza, à espera da ajuda humanitária que não chega e de ser invadida

Gaza, à espera da ajuda humanitária que não chega e de ser invadida

Compartilhe

De volta a Washington, Biden recebe más notícias.

A morrer, que não seja de fome ou de sede, melhor que seja de repente, sem tempo de sentir dor. Pessoas dadas por mortas, mas que reviveram, disseram que nos últimos momentos você recorda fragmentos da sua vida e vê uma luz branca e intensa.

Os 2,3 milhões de habitantes de Gaza, estreito território palestino de 41 quilômetros de comprimento por 6 a 12 de largura, localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo, estão à espera da ajuda humanitária que nunca chega e da invasão israelense.

Mais de 3.700 pessoas foram mortas ali desde o início, em 7 de outubro, dos bombardeios retaliatórios do Exército de Israel, e cerca de 12.500 estão feridas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Do lado de Israel, morreram 1.403 pessoas e há 301 feridos.

Com a abertura da passagem de Rafah sob controle de Israel, a mídia estatal do Egito havia informado que 22 caminhões com ajuda humanitária entrariam em Gaza nesta sexta-feira, o 15º dia da guerra. A CNN informou que a entrega deverá ser adiada.

A falta de acesso à água é um dos maiores desafios em Gaza, alerta a instituição de caridade internacional Action Against Hunger. A ONU estima que haja em Gaza menos de três litros de água por pessoa por dia, e que uma crise de saúde está à beira de explodir.

A invasão da Faixa de Gaza por Israel pode acontecer a qualquer momento. Yoav Gallantn, ministro da Defesa de Israel, visitou tropas acantonadas na fronteira Norte de Israel e anunciou:

“Quem vê Gaza de longe agora verá de dentro. Eu prometo. A ordem virá”.

*Blog do Noblat

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: