Israel ataca ‘alvos terroristas’ do Hezbollah no Líbano e cresce temor de que conflito com Hamas se alastre

Israel ataca ‘alvos terroristas’ do Hezbollah no Líbano e cresce temor de que conflito com Hamas se alastre

Compartilhe

Israel realizou ataques noturnos contra “alvos terroristas” do Hezbollah no Líbano, informou seu Exército, na manhã desta terça-feira.

“O Exército de Israel está atacando alvos militares da organização terrorista Hezbollah no território libanês”, diz o comunicado divulgado pelas Forças Armadas. Entre esses alvos está um banco que seria usado para financiar o grupo, segundo O Globo.

Desde o início do conflito provocado pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, os confrontos na fronteira israelense-libanesa deixaram cerca de dez mortos do lado libanês, a maioria combatentes, além de um jornalista da agência de notícias Reuters e outros dois civis. Do lado israelense, morreram pelo menos duas pessoas.

A comunidade internacional teme que o conflito entre Israel e o Hamas extrapole, envolvendo o grupo islamista pró-iraniano Hezbollah, aliado do grupo palestino.

‘Ação preventiva’
Nessa segunda-feira, o Irã alertou para uma possível “ação preventiva” contra Israel “nas próximas horas”, no momento em que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prepara uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.

“Espera-se uma possível ação preventiva do eixo de resistência nas próximas horas”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdollahian, em uma transmissão ao vivo pela televisão estatal, ao comentar sua reunião de sábado, no Líbano, com o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Teerã tem advertido repetidamente que uma invasão terrestre de Gaza provocaria uma resposta de outras frentes, gerando temores de um conflito maior que envolva outros países.

 

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: