A forma como os EUA lidam com o conflito palestino-israelense mostra falta de sabedoria e coragem

A forma como os EUA lidam com o conflito palestino-israelense mostra falta de sabedoria e coragem

Compartilhe

Global Times — O grupo palestino Hamas lançou um dos maiores ataques surpresa contra Israel na semana passada. Os EUA declararam que apoiam Israel firmemente e o secretário de Estado Antony Blinken chegou a Israel na quinta-feira para mostrar o apoio dos EUA. Nikki Haley, ex-embaixadora da ONU e governadora da Carolina do Sul, disse que este não é apenas um ataque a Israel – foi um ataque à América.

Esta posição é muito perigosa e inflamatória. O apoio incondicional a Israel pelos EUA, ao mesmo tempo que desrespeitam os interesses legítimos dos palestinos, tornará a situação ainda pior. Haley e outros políticos americanos culpam o Hamas, mas a questão é muito mais do que o Hamas. A questão que envolve os palestinos é eterna desde 1947. A verdadeira questão centra-se realmente nos direitos legítimos do povo palestino. Eles querem criar o seu próprio país legítimo e legalmente reconhecido. O caminho a seguir é encontrar uma solução duradoura para a questão Israel-Palestina, a fim de garantir a paz. Se os EUA não construírem uma paz duradoura entre israelitas e palestinos, perderão qualquer perspectiva de paz duradoura.

Mas nos últimos anos, os EUA e vários outros países não consideraram a possibilidade de um Estado independente da Palestina. Querem mesmo criar uma situação em que os palestinos deixem de ter o seu próprio Estado independente. E para os EUA, a Palestina seria simplesmente incorporada no Estado de Israel como parte de Israel, em vez de ter qualquer oportunidade de estabelecer um verdadeiro Estado independente.

A forma como os EUA lidam com este conflito Palestina-Israel é outro exemplo da falta de sabedoria e coragem dos EUA para fazer a coisa certa. Os EUA foram apanhados desprevenidos. Na verdade, encontra-se numa situação em que não dispõe de uma solução real, pragmática e realista. Devido à forma como está funcionando agora, avançar na direção errada irá, na verdade, piorar ainda mais a situação. O conflito pode evoluir para um conflito regional e empurrar o Oriente Médio, mais uma vez, para um período perigoso de conflito, rivalidade, guerra e confronto.

Os EUA mostraram a sua verdadeira face. Os EUA querem apenas promover a solução de um Estado, ignorando completamente os interesses legítimos do povo palestino. Em comparação com os EUA, a posição da China é muito clara e consistente. A China apoia os direitos legítimos do povo palestino. A China apoia a solução de dois Estados. A China apoia a paz. A diferença entre a China e os EUA no que diz respeito a este conflito entre Israel e a Palestina é noite e dia.

Agora, não é realista que os EUA esperem que a China se comporte como eles se comportam. É também um grande erro de cálculo os EUA esperarem que outros países, especialmente países como a Arábia Saudita, a Turquia, o Irã e a Síria, os sigam. Estes são países islâmicos importantes. São verdadeiros irmãos e irmãs do povo palestino. Não podem dar-se ao luxo de ver os direitos legítimos do povo palestino serem espezinhados e violados.

Os EUA precisam realmente ver as coisas como elas são, em vez de ficarem cegos, caso contrário perderão amigos, especialmente entre o mundo árabe e o mundo muçulmano. Qualquer condenação do terrorismo não deve ser um disfarce ou uma desculpa para ignorar e reduzir completamente a cinzas os direitos legítimos do povo palestino. A história olhará para trás, para o que está acontecendo hoje, para fazer um julgamento final: aqueles que realmente apoiam os direitos legítimos do povo palestino são verdadeiros amigos dos árabes, do mundo muçulmano e dos países islâmicos. A China é de fato uma verdadeira amiga do mundo muçulmano, dos países árabes e da civilização islâmica.

O autor é professor catedrático da Universidade Soochow e vice-presidente do Centro para China e Globalização.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: